VIDA URBANA
Jornalista da CBN ganha prêmio internacional
Hebert Araújo disputou com profissionais de toda a América Latina e foi o vencedor do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde.
Publicado em 19/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/02/2024 às 17:03
O jornalista Hebert Araújo, repórter da Rádio CBN João Pessoa e da TV Cabo Branco, é o vencedor do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, disputado por profissionais de toda a América Latina. O resultado foi anunciado na noite da última quinta-feira, em Guadalajara, no México.
“É uma situação ímpar ter esse reconhecimento. É um marco na minha carreira como jornalista e justifica aquele momento, anos atrás, quando eu era adolescente, em que eu disse: 'eu vou fazer vestibular para Jornalismo’”, declarou.
Hebert ficou em 1º lugar na categoria Rádio com a reportagem especial 'Volta da Voz', em que ele conta a história do locutor esportivo Francisco Lunguinho, que teve câncer de laringe e voltou a falar depois de fazer a primeira cirurgia da Paraíba para implantação de uma prótese traqueoesofágica. A matéria – que foi veiculada no dia 14 de junho do ano passado, nos programas CBN Cotidano e CBN João Pessoa – teve produção de Luis Sousa e edição de Emerson Martiniano.
Na opinião oficial do júri, divulgada no site do Prêmio Roche, a reportagem de Hebert é avaliada como a que “melhor consegue combinar um bom jornalismo com diversidade de fontes, contexto e informações relevantes”. A banca de jurados destacou ainda a competência na utilização das ferramentas de narrativa radiofônica e enalteceu a forma acessível como Hebert esclareceu o tema para o público. “Este trabalho tem momentos que não só impressionam a mente do ouvinte, mas também movem a sua consciência”, diz um trecho do comentário coletivo dos jurados.
Além do troféu, Hebert receberá uma bolsa, com todas as despesas pagas, para participar de um workshop da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI).
Segundo Verônica Guerra, editora-chefe da CBN João Pessoa, a equipe inteira ficou muito feliz e orgulhosa com a conquista.
“Todos nós estamos radiantes com essa recompensa tão merecida de Hebert. Acredito que é o resultado de quem faz jornalismo com qualidade, marca tão forte da Rede Paraíba de Comunicação, e servirá como incentivo para todos os colegas”, afirmou.
O Prêmio Roche de Jornalismo de Saúde é organizado pela Roche América Latina, em parceria com a Secretaria Técnica da FNPI. Nesta edição, foram recebidas 208 inscrições de 19 países de língua espanhola e portuguesa, sendo 157 trabalhos na categoria Internet e 51 na categoria Rádio.
Comentários