VIDA URBANA
Eclipse lunar poderá ser observado na próxima semana na capital
Atividade será acompanhada na Estação Cabo Branco pelo professor e astrônomo Marcos Jerônimo.
Publicado em 20/09/2015 às 14:00
O público que se interessa pela visualização dos astros do Sistema Solar poderá conferir na madrugada do próximo domingo (27) para segunda (28) nos jardins da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a observação do último eclipse total da lua.
A casa, que normalmente encerra sua programação às 21h, ficará aberta, especialmente, para acompanhar o evento que tem início previsto para as 22h. A atividade será acompanhada pelo professor e astrônomo, Marcos Jerônimo, e possui entrada gratuita ao público de todas as idades. É importante lembrar que a contemplação do eclipse só é possível mediante boas condições climáticas.
Segundo o professor Marcos Jerônimo, um eclipse lunar ocorre quando a lua em sua órbita em torno da terra e na fase cheia entra no cone de sombras da terra. “É um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o sol, a terra e a lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a terra no meio destes outros dois corpos”, explicou o professor.
Este último eclipse total lunar poderá ser visto no pacífico e em toda parte das Américas, especialmente na América do sul, favorecendo o Brasil, a Europa, a África e o oeste da Ásia. Após esse evento o próximo eclipse total lunar só será visível em João Pessoa em 21 de janeiro de 2019, podendo ser acompanhado em vários estados brasileiros também durante a madrugada.
Comentários