icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

CBTU terá quatro novas estações na Região Metropolitana de João Pessoa

Construções serão em Tibiri, Bayeux, Intermares e Camboinha 2. Ferrovia também vai ganhar três cancelas manuais.

Publicado em 24/03/2016 às 8:00

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está desenvolvendo um projeto para quatro novas estações na malha ferroviária que liga Cabedelo a Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. Elas deverão ser construídas em Tibiri, Bayeux, possivelmente em Intermares – caso haja a construção de um shop- ping – e Camboinha 2, próximo ao campus de Cabedelo do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB). Além disso, o órgão, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Prefeitura de Santa Rita, irá inserir cancelas manuais em três pontos da ferrovia, em atenção a reivindicações da população local após acidente entre ônibus e trem que matou cinco pessoas há cerca de um mês.

A previsão é de que as novas estações reduzam o tempo de viagem entre as cidades de 1h para 25 minutos. Atualmente, as linhas são singelas (principal), e os cruzamentos entre trens só pode ser feito na estação de Mandacaru, o que aumenta o tempo de viagem. O projeto ainda está em fase de elaboração, sem previsão para início das obras, de acordo com o engenheiro de Produção da CBTU, Sérgio Marcelino. Ele explicou que as estações são parte do projeto de modernização do sistema de transportes sobre trilhos na capital e cidades adjacentes. Atualmente são 12 estações em funcionamento, mas apenas uma com cruzamento. (Colaborou Othacya Lopes)

CANCELAS

Quanto à instalação das cancelas manuais, a previsão é de que seja concluída em até 45 dias. Elas ficarão localizadas nas estações de Várzea Nova, Vila Operária Tibiri e Santo Amaro. O DER, por sua vez, deverá realizar um alargamento de aproximadamente dois metros em trechos da PB 004. O órgão também receberá solicitação para implementar melhorias na sinalização do local. Essas alterações na via, segundo o presidente da Associação dos Moradores de Várzea Nova, Nilton Claudino, eram demandas de moradores do local há mais de 20 anos. “Acredito que agora vai melhorar. Desde 1997 a associação pede para colocar cancelas naquele local. Depois do acidente, as autoridades acordaram”, diz.

O engenheiro Pedro Gomes, da CBTU, explica que o projeto é um paliativo, e que outras melhorias devem ser implementadas futuramente. “Esse projeto é o que precisamos no momento para garantirmos a segurança das pessoas enquanto a solução a longo prazo, como a instalação de semáforos, possa ser executada”, afirma.


Relembre o caso

No dia 29 de fevereiro, um ônibus lotado foi atingido por um trem enquanto cruzava a linha férrea em Várzea Nova, Santa Rita. Três mulheres foram atiradas pela janela com a força do impacto e morreram na hora. Uma quarta vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. A quinta vítima, uma adolescente de 15 anos, morreu cinco dias depois do acidente. De acordo com o depoimento do motorista do ônibus à Polícia Civil, o trânsito no local estava congestionado, sendo impossível evitar o acidente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp