CULTURA
Gilberto Gil relembra que 'Cálice' foi composta na Sexta-Feira da Paixão
Música composta por Chico Buarque e Gil foi censurada pela Ditadura Militar.
Publicado em 14/04/2017 às 16:29
Uma das mais icônicas canções da Música Popular Brasileira, censurada no período da Ditadura Militar, que ocorreu entre 1964 a 1985, 'Cálice' começou a ser composta por Chico Buarque e Gilberto Gil na Sexta-feira da Paixão de 1973. O início da produção da música, que só foi liberada para gravação em 1978, foi lembrado por Gilberto Gil nesta sexta-feira (14).
O cantor baiano postou em sua página no Facebook um vídeo no qual recorda o convite de Chico para que ele fosse em sua residência no dia seguinte, um Sábado de Aleluia, para que escrevessem juntos a música, tendo mote o 'cale-se', em referência à censura por que passavam os artistas e jornalistas da época.
Em óbvia alusão à agonia de Jesus Cristo no Calvário, a letra de Cálice, com um singular jogo de palavras, conseguiu despistar a censura dos militares à mensagem de protesto íntrinseca a cada frase. "Eu tive muita dificuldade em lidar com essa música cálice, aliás até hoje, porque ela é sobre essa coisa da dor, do tormento, sobre repressão, censura, e tem essa história do Pai. Eu tenho impressão que é mais por aí, a primeira pessoa da Santíssima Trindade", comenta.
Confira a íntegra do relato de Gil sobre a canção:
Comentários