POLÍTICA
Efraim está entre os senadores que mais gastaram com publicidade
Levantamento feito pelo site Congresso em Foco constata que senadores aumentaram em 52% gastos com publicidade em 2009. Efraim gastou quase R$ 70 mil.
Publicado em 13/01/2010 às 17:11
Karoline Zilah
Com informações do Congresso em Foco
Um levantamento feito pelo site Congresso em Foco constatou que os senadores aumentaram em 52% os gastos com publicidade no ano de 2009. Dos 86 senadores que exerceram o mandato em 2009, o paraibano Efraim Morais (DEM) é o 6º colocado no ranking daqueles que mais usaram verbas para divulgar seus mandatos. Ainda constam na lista Roberto Cavalcanti (PRB) e José Maranhão (PMDB).
De acordo com o Congresso em Foco, a divulgação das ações dos parlamentares teria sido paga com recursos da chamada verba indenizatória. Os dados demonstram que Efraim direcionou R$ 69.585 para propagandas. Roberto Cavalcanti (PRB) gastou R$ 13,9 mil em 10 meses e meio, enquanto José Maranhão (PMDB) utilizou R$ 8,35 mil em um mês e meio, totalizando R$ 22.250 durante o mandato compartilhado.
Acesse a lista dos gastos com divulgação
Vale lembrar que a atuação de Maranhão no Senado se encerrou no dia 18 de fevereiro, quando ele assumiu o cargo de governador no lugar de Cássio Cunha Lima, deixando vaga aberta para Cavalcanti. Já o nome de Cícero Lucena (PSDB) figura na lista como um dos 26 senadores que não gastaram nada com propaganda.
Em entrevista ao Paraíba1, Efraim Morais defendeu que os R$ 15 mil mensais de verba indenizatória podem ser utilizados da maneira que o Senador achar mais conveniente. Ele colocou a publicidade como uma prioridade por considerar que precisa divulgar sua atividade parlamentar principalmente para demonstrar as ações que também estão sendo feitas pela bancada de oposição.
Segundo Efraim, o valor recebido pelo parlamento para este fim é muito baixo, enquanto o Poder Executivo chega a gastar milhões com esta finalidade.
Gastos com publicidade com vistas às eleições
A pesquisa também mostrou que 87% das despesas foram feitas por pré-candidatos às próximas eleições, o que revelaria uma “disposição dos senadores em mostrar serviço para os eleitores”, conforme avaliou o Congresso em Foco.
Dos 20 senadores que mais utilizaram recursos da verba indenizatória para dar publicidade às suas ações, apenas dois não pretendem se candidatar este ano. Somente esses 18 pré-candidatos receberam R$ 1,24 milhão do Senado para ressarcir gastos com a divulgação do mandato. Isso equivale a 70% de todo o montante.
Os gastos, ressarcidos pelo Senado, bancaram, por exemplo, a veiculação de propaganda em rádios, jornais, TVs, outdoors e internet. Dos 86 senadores que exerceram o mandato em 2009, 26 não usaram a verba para divulgar o mandato. Desses, cinco declararam ao site que não sabiam se disputariam as eleições de outubro e seis descartaram concorrer a qualquer cargo eletivo este ano.
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