VIDA URBANA
Operação retém ônibus coletivos com irregularidades em Bayeux
Veículos foram recolhidos pelo Procon de Bayeux por falta de documentações e itens que garantem a segurança dos usuários.
Publicado em 29/03/2016 às 11:20
Seis ônibus coletivos que fazem a linha entre a cidade de Bayeux e a capital João Pessoa foram retidos em uma operação de fiscalização na manhã desta terça-feira (29). De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Bayeux, os veículos apresentavam várias irregularidades, que colocariam em risco os usuários, e também problemas em documentos.
Conforme o secretário executivo do Procon de Bayeux, Evilson Braz, a fiscalização encontrou ônibus com pneus carecas, rampa para pessoas com necessidades especiais que não funcionam, falta de higiene, documentações irregulares entre outras.
“ Essa irregularidades põe em risco a segurança das pessoas que pagam e utilizam o serviço, além de ir contra o direito do consumidor”, falou Evilson Braz. Ele ainda ressaltou que caso a empresa não apresente as documentações regularizadas dos transportes e não resolva a os problemas de manutenção dos veículos, pode pagar multa de até R$ 200 mil e também perder o alvará de funcionamento.
Desde 2011 os moradores vem apresentando ao Ministério Publico, através de abaixo assinado, os pedidos de vistorias nos ônibus da empresa Metro, que faz a linha entre Bayeux e João Pessoa. O representante do movimento de usuários, Nilberlandio da Silva informou que vinha recolhendo provas dos veículos quebrados como fotos e vídeos enviados para um grupo em redes sociais, onde os moradores denunciavam o descaso da linha.
“ Eu montei um grupo com vários passageiros que mandavam fotos e vídeos mostrando os ônibus quebrados. Assim nós conseguimos tornar isso uma ação publica”, contou Nilberlandio da Silva.
A ação contou com a participação da Polícia Rodoviaria Federal (PRF). O JORNAL DA PARAÍBA tentou entrar em contato, por telefone, com a empresa Metro, mas até o final da manhã nenhum responsável foi localizado para falar sobre a fiscalização.
Comentários