POLÍTICA
Miriam Belchior é confirmada na presidência da CEF
Belchior vai substituir Jorge Hereda, responsável por fazer a Caixa passar o Bradesco em volume de ativos e crédito.
Publicado em 11/02/2015 às 9:04 | Atualizado em 22/02/2024 às 17:53
A presidente Dilma Rousseff confirmou que Miriam Belchior irá assumir o comando da Caixa Econômica Federal, banco que pretende abrir o capital na Bolsa como forma de melhorar a transparência e evitar a predominância de interesses políticos. A posse de Belchior será no dia 23.
Belchior vai substituir Jorge Hereda, responsável por fazer a Caixa passar o Bradesco em volume de ativos e crédito. Em sua gestão, o banco adotou uma política agressiva de corte de juros para ganhar mercado da concorrência, com uma expansão vigorosa da ordem de 40% ao ano nos empréstimos.
Por outro lado, o banco se envolveu em empréstimos polêmicos, como para as empresas de Eike Batista. Também se desgastou na disputa com o Tesouro devido a atraso nos repasses para o pagamento de benefícios sociais, que prejudicava as contas do banco, mas que ajudava a fechar as contas públicas.
Em nota, Dilma agradeceu a Hereda por sua dedicação. Ele permanecerá no cargo até a conclusão de uma transição e a formação da nova equipe.
Comentários