icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Há vagas para qualificados

Qualificação aumenta em 48% as chances de ingresso no mercado de trabalho e em até 38% as chances de ter carteira assinada.

Publicado em 10/06/2012 às 6:00


Sobram vagas no mercado de trabalho, mas continua faltando qualificação. As empresas querem (e precisam) contratar profissionais, mas não encontram candidatos capacitados para ocupar as vagas ofertadas. Se esse é o seu caso, é chegada a hora de fazer um pequeno investimento e voltar para a sala de aula.

Cursos profissionalizantes não faltam em João Pessoa e Campina Grande, alguns, inclusive, gratuitos. Além disso, muitos alunos já terminam o curso com a garantia de emprego. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a formação profissional aumenta em 48% as chances de ingresso no mercado de trabalho. Quem tem curso profissionalizante também tem salários até 12,94% mais altos. A chance de ter a carteira assinada também aumenta em 38%.

E foi isso que fez José Carlos Barbosa, 27 anos. Ele, que há sete anos trabalhava na construção civil, decidiu buscar qualificação e se matriculou no curso profissionalizante de mestre de obras.

“Eu já atuava como pedreiro e tinha feito alguns cursos, mas sentia necessidade de uma qualificação mais completa, foi quando vi o anúncio para mestre de obras”, declarou. A concorrência no mercado foi essencial para a decisão de Carlos, que já se considera mais capacitado.

Para não perder espaço, Antônio Cândido da Silva, 38, também buscou qualificação profissional. “É preciso acompanhar o ritmo da mudança. Hoje fica no mercado de trabalho quem está mais preparado. Desde que entrei no curso aprendi muitas coisas, tanto na parte elétrica, hidráulica, como a construção civil”, afirmou. “Quando a gente se qualifica, busca o aperfeiçoamento, não faltam oportunidades”, completou.

A coordenadora do Instituto Aprender Mais, Sílvia Mattoso, disse que a escola forma profissionais há mais de dez anos para vários segmentos da indústria, especialmente a construção civil. Dentre os cursos oferecidos estão: edificações, projetista, mestre de obras, pedreiro, revestimento cerâmico, etc. “O objetivo é suprir a escassez de mão de obra no ramo da construção civil”, destacou Sílvia.

Ela disse também que a escola nasceu com o objetivo de atender aos anseios do mundo empresarial, que precisa ter funcionários preparados e competentes, “com alto padrão de desempenho e capacidade de superar os desafios que se apresentam no mercado”. E essa necessidade do mercado é responsável pelo surgimento de novas escolas de cursos profissionalizantes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp