icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Pela primeira vez em JP, Cia. Brava traz seu humor anárquico

Nesta quinta, às 20h, no Largo São Frei Pedro Gonçalves, a Companhia Paulista de Teatro Brava encenará o espetáculo Este Lado para Cima - Isto não é um espetáculo.

Publicado em 26/05/2011 às 8:31

Audaci Junior
Do Jornal da Paraíba

Nesta quinta-feira (26), às 20h, no Largo São Frei Pedro Gonçalves, em frente à sede do Grupo Ser Tão Teatro, a Companhia Paulista de Teatro Brava encenará o espetáculo Este Lado para Cima - Isto não é um espetáculo.

A peça ao ar livre faz parte da programação da 3ª edição da Mostra de Teatro de Grupo, evento que se encerra no próximo sábado. Confira mais opções d elazer na Agenda Cultural.

Com direção de Fábio Resende e Ademir de Almeida, o espetáculo Este Lado para Cima aborda o poder do mercado e o controle das relações humanas, discutidos em cena permeados de um humor anárquico, marca registrada da companhia.

Na peça, o lema positivista da ‘ordem e o progresso’ fundamenta os alicerces de uma metrópole, onde as pessoas que habitam seguem em razão do trabalho e sonham com um futuro melhor e mais promissor. Até que uma crise na cidade, causada pelos seus próprios dirigentes, ameaça à utópica ordem estabelecida.

O resultado para sanar o problema é a criação da Bolha, “o mais avançado artefato da tecnologia humana”, vigiando a tudo e todos do céu, como o ‘grande irmão’ imaginado pelo britânico George Orwell (1903-1950) em seu romance 1984. A obra é também inspirada em A Sociedade do Espetáculo, do francês Guy Debord (1931-1994).

Perto do povo

Criada em 1998 na zona sul da capital paulista, a companhia Brava iniciou seus trabalhos com pesquisa da linguagem dramática baseado no corpo, jogo e o improviso.

O objetivo da trupe é aproximar o teatro da população que tem pouco ou nenhum contato com o gênero, circulando seus espetáculos por vários bairros da periferia de São Paulo. Em 2009, o grupo teve quatro indicações para o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro por A Brava, ganhando como Melhor Espetáculo Apresentado em Rua. A mesma peça foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Melhor Direção.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp