icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

1ª Igreja Batista faz 100 anos de fundação na PB

Atualmente existem na Capital mais de 500 templos batistas.

Publicado em 20/01/2014 às 7:21 | Atualizado em 01/06/2023 às 16:35


A Primeira Igreja Batista de João Pessoa completa hoje 100 anos. A igreja que pode ser considerada a mãe de todas as demais igrejas batistas na Paraíba surgiu em 19 de janeiro de 1914, época em que evangélicos ainda eram em pequeno número no Estado e ainda enfrentavam o domínio católico.

Atualmente, apenas na capital paraibana, existem mais de 500 templos batistas que contam com mais de 20 mil fieis.

Inicialmente, o primeiro templo batista surgiu na rua Índio Piragibe, no Centro da capital paraibana. Os fundadores da igreja queriam conhecer a Bíblia, mas no início do século 20 o acesso ao texto sagrado ainda era restrito a poucos. Eles também queriam viver a experiência da prática do batismo por imersão (mergulho). “O batismo primeiro da Igreja Batista foi no rio Jaguaribe”, relatou o pastor Estevam Fernandes, que há 35 anos está a frente da igreja.

As primeiras reuniões contavam com um grupo de apenas 15 pessoas. Na época o pastor João Borges da Rocha veio de Recife para participar dos encontros e foi responsável pelo batismo dos primeiros evangélicos batistas da capital paraibana e fundação da igreja. “Aqui não tinha nenhum pastor, havia pouco tempo que os primeiros evangélicos batistas haviam começado a se reunir numa casa na rua Capitão José Pessoa, em Jaguaribe”, explicou pastor Estevam. O grupo cresceu e conseguir reunir 100 pessoas que construíram o tempo na rua Índio Piragibe, no Centro, atualmente no local funciona um casa de ferragens.

Já em 1954, foi comprado o terreno na avenida Getúlio Vargas, onde hoje é o templo central. “Na época, a construção da igreja foi difícil. Foi preciso enfrentar o movimento da Igreja Católica contrário a edificação que era imponente foi muita luta para igreja ser construída” relatou o pastor Estevam Fernandes.

Em 1956, foi inaugurado o templo na avenida Getúlio Vargas, próximo ao Liceu Paraibano. A edificação que é um réplica do templo norte-americano se destaca pela sua bela arquitetura. O estilo neoclássico greco-romano do templo se destaca na paisagem da cidade. “É um prédio bonito que se tornou referência no Estado. Já a igreja tem fieis em todo Estado e grande parte do mundo. Estou nela como pastor há 35 anos e a minha geração está vivendo este centenário”, frisou o pastor Estevam.

Os primeiros cultos iniciais foram ministrados pelo pastor foi Firmino Silva que na época era deputado estadual. Ele lutou para o templo da avenida Getúlio Vargas, atualmente um monumento histórico da capital paraibana fosse mantido. “Ele enfrentou movimentos de católicos que defendiam que a igreja fosse desativada e o terreno devolvido para a família Ribeiro Coutinho, antiga proprietária. Hoje, a igreja chega ao centenário e já formou todas as demais da Paraíba.

A partir dos anos de 1980, os evangélicos tiveram forte expansão na Paraíba. Segundo o pastor Estevam um dos fatores determinantes foram as mudanças políticas no Brasil.

“Naquela época a igreja católica era muito voltada a teologia da terra, a politização do serviços públicos e questão da reforma agrária. Isso deixou muito fieis com sede da palavra de Deus, e houve um 'boom' de crescimento dos evangélicos”, disse .


A grande marca da igreja é a juventude. Todos os sábados os cultos da batista chegam a reunir mil jovens. Um dos pilares da batista é a Bíblia. “A igreja batista não tem dogmas, não tem mandamentos humanos, não tem regras, do tipo cortar ou não cabelos. Ela tem como fundamento pregar a Palavra de Deus, a Bíblia. Também é uma igreja que sabe dialogar com todos, ela respeita as demais”, analisou o pastor.

Há 18 anos realiza o culto de Natal e de Ano Novo em via pública, eventos que reúnem mais de 10 mil pessoas.

Atualmente, são realizados quatro cultos aos domingos., reunindo um média é de 2,5 mil pessoas. “Por mais que o tempo mude sempre haverá espaço para Deus e para o Evangelho”, frisa pastor Estevam. “Nossa vida é Jesus Cristo e nossa mensagem é o Evangelho de Jesus Cristo. Essa é a essência dos batistas pregar Jesus, ensinar a Bília e entender que juntos nós osmos amados filhos de Deus”, concluiu o pastor Estevam.

Na comemoração do centenário haverá uma homenagem aos fundadores da Primeira Igreja. De 26 a 28 deste mês no Espaço Gospel na avenida Rui Carneiro, será realizada uma convenção com mais de dois mil evangélicos vindos de outros Estados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp