VIDA URBANA
Mais de 7 mil paraibanos ingressam no INSS
Tempo de agendamento para ser atendido em uma das agências é de seis dias em média, e pode ser feito pelo número 135 ou pela internet.
Publicado em 20/05/2012 às 13:35
Um relatório publicado recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe os dados detalhados sobre a atuação do órgão na Paraíba. O relatório traz informações sobre um período de três anos (2008, 2009 e 2010) e mostra que o aumento no número de benefícios concedidos nesse intervalo foi de 72.350 para 79.515. Ou seja, nesse período, 7.165 paraibanos passaram a receber algum tipo de benefício do INSS.
Conforme mostra o relatório, o aumento foi o terceiro maior entre os Estados nordestinos. Em primeiro lugar no número de concessões ficou o Estado do Maranhão, com 30.483 novos benefícios; seguido do Ceará, com 17.630. Em último lugar no ranking dos Estados do Nordeste está Piauí, que cortou os benefícios de 1.583 pessoas durante o período analisado. A maior parte dos beneficiários do INSS é da zona rural (39.798 contra 37.578 da zona urbana).
O chefe de Benefícios do INSS em João Pessoa, Rogério da Silva Oliveira, revela que a quantidade concedida na Paraíba foi dentro do esperado. Em meio às insatisfações dos beneficiários, a questão da demora ainda é predominante. O chefe de Benefícios admite o problema, mas diz que não há como fugir ao processo burocrático. “O problema não está na concessão do benefício, mas sim no cadastro do segurado”, diz.
De acordo com Oliveira, muitas pessoas dão entrada na aposentadoria ou outro benefício, mas têm o pedido indeferido simplesmente porque o cadastro da previdência está incompleto.
“Temos muitos casos de pessoas que trabalharam em outros estados e não há as informações mínimas necessárias”, destaca. Todos os dados precisam ser corroborados. Quando isso não acontece, o INSS indefere o benefício.
Quando as informações estão completas no sistema, conforme o chefe de Benefícios, o segurado recebe a resposta no tempo médio de dez dias. O tempo de agendamento para ser atendido em uma das agências é de seis dias em média, e pode ser feito pelo número 135 ou pela internet (www.dataprev.gov.br). “Mas é preciso lembrar que muita coisa já melhorou, hoje não temos mais filas. O segurado fica em casa esperando chegar o dia para ser atendido”, comenta.
Atualmente são mais de 635 mil segurados na Paraíba, segundo dados do mês de abril. O maior número de aposentadorias pagas é por tempo de serviço e de idade. A média salarial recebida é de R$800. A média de requerimentos para recebimento de algum benefício do INSS é de 5,7 mil ao mês.
Comentários