VIDA URBANA
Agências do Banco do Nordeste são ocupadas por assentados
Trabalhadores que perderam parte da produção e não tiveram como cumprir o pagamento do crédito, buscaram renegociar as dívidas.
Publicado em 13/11/2012 às 6:00
Cerca de 120 famílias assentadas do MST da Paraíba ocuparam na manhã de ontem as agências do Bancos do Nordeste do Brasil dos municípios de Solânea, Sapé e Patos para cobrar a abertura do crédito estiagem oferecido pelo Governo Federal.
Os trabalhadores que perderam parte da produção e não tiveram como cumprir o pagamento do crédito passado pela União foram ontem em busca de renegociar as dívidas recebendo novo incentivo. De acordo com o dirigente estadual do MST da Paraíba, Rosivan Batista, que participou do 10° Encontro da Brigada do Patativa do Assaré no último sábado e domingo, a linha de crédito que é liberada para os membros do MST tem sido insuficiente pelo prejuízo que a seca tem causado, e ainda pior se for comparado à quantidade de investimento que vai para os assentamentos e para o setor do agronegócio no país.
"Os assentados não podem ficar com a faca no pescoço enquanto os grandes projetos do agronegócio bebem direto da fonte do governo. As ocupações nas agências dos bancos seguem até que haja renegociação da dívida dos agricultores. É preciso que eles negociem as dívidas para que possam acessar novos créditos e continuar produzindo”, denunciou Rosivan Batista. (Com informações de Damião Lucena)
Comentários