icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Previsão é de calor e pouca chuva durante a primavera na Paraíba

Um trimestre de temperaturas elevadas e poucas chuvas caracterizando os próximos meses como os mais secos do ano na Paraíba.

Publicado em 03/10/2015 às 10:00

Um trimestre de temperaturas elevadas e poucas chuvas caracterizando os próximos meses como os mais secos do ano na Paraíba. É assim que deverá ser a primavera no Estado da Paraíba o que, segundo meteorologistas, não foge da normalidade. As temperaturas mais altas do Estado ocorrerão no Alto Sertão, que deverá registrar temperaturas máximas de 35º podendo chegar a até 38º. Quando o assunto são as chuvas, a previsão é de índices inferiores a 10 milímetros (mm) de chuvas entre o Cariri e o Alto Sertão do Estado.


As poucas chuvas e a elevação das temperaturas caracterizam essa como a estação mais seca do ano no Estado, conforme a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira. “Essa época do ano não é uma época chuvosa. No cenário da Paraíba temos como característica o período chuvoso ser de fevereiro a maio. Nessa estação em que estamos, praticamente são registradas chuvas ocasionais apenas no Litoral e um ponto ou outro no Sertão. Mas todas essas perspectivas estão dentro da normalidade, o problema mesmo é o fato da gente vir de um período muito seco, que será agravado agora”, explicou.


De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estimativa é de que hajam chuvas com valores inferiores a 10 milímetros no Centro e Oeste do Estado, especificamente nas áreas do Cariri e Alto Sertão. “Na Paraíba não terá chuvas no período, talvez só algumas trovoadas em dezembro. Quase não ocorrem chuvas. Para o Brejo e Litoral a previsão é de, no máximo, 50mm. É o trimestre mais seco, mas nada fora do normal”, acrescentou o meteorologista do Inmet, Eladio Barros.


Ainda conforme a previsão do Inmet, as temperaturas deverão variar pelo Estado de mínima de 29ºC no Litoral e Zona da Mata a 38ºC no Alto Sertão. “Ontem (quinta) em Patos, por exemplo, foram registradas temperaturas entre 35ºC e 36ºC, mas elas podem chegar até 38º na região. No Cariri, por sua vez, as temperaturas podem ir de 32ºC à máxima absoluta de 35ºC. No agreste, deveremos observar máxima absoluta de até 33º C, enquanto na Zona da Mata e Litoral a máxima deverá ser de 32ºC. Lembrando que isso é a previsão para a estação, sem considerarmos as influências locais, como asfalto, edificações, dentre outros fatores”, comentou.


Conforme Marle Bandeira, a previsão é de que haja um aumento gradativo das temperaturas na primavera até 22 de dezembro, com a chegada do verão. “Nessa época reduz-se as chuvas e aumenta a temperatura. Serão dias quentes com madrugadas mais amenas no Brejo, Agreste e Litoral. Lembrando que tudo, temperatura e chuvas, estão dentro da média histórica para o período”, finalizou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp