icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Remédio 3 em 1 para tratar Aids está disponível na Paraíba

Total enviado para o Estado representa a primeira cota e irá beneficiar cerca de 500 pessoas num prazo de quatro meses.

Publicado em 17/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 28/02/2024 às 17:22

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba recebeu do Ministério da Saúde 2.450 frascos do medicamento 3 em 1 para o tratamento de pacientes com HIV e Aids. A dose tripla é uma combinação dos remédios Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg). Segundo a assessoria de comunicação da SES, o total enviado para o Estado representa a primeira cota e irá beneficiar cerca de 500 pessoas num prazo de quatro meses. No país, o total de doses é de 7,3 milhões, num investimento de R$ 36 milhões feito pelo ministério. Essa aquisição irá beneficiar cerca de 100 mil pacientes pelos próximos doze meses.

O uso do medicamento 3 em 1 está previsto no Protocolo Clínico de Adultos com HIV e Aids, do Ministério da Saúde, e serve para o tratamento inicial de pacientes soropositivos, ou seja, que estão virgens no tratamento da doença. A redução dos três remédios para um comprimido propicia a fácil ingestão e boa tolerância pelo paciente. De acordo com a assessoria, a tomada da dose fica a critério do usuário.

O usuário com diagnóstico de infecção pelo vírus HIV será acompanhado nos centros de referência de tratamento da doença na Paraíba, conforme a assessoria da SES. Os médicos, embasados no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids, irão conduzir tratamento, realizando a prescrição do medicamento que será avaliada e entregue pela Unidade Dispensadora de Medicamentos (farmácia), além de agendar consulta para o mês subsequente.

O Estado tem nove farmácias que fornecem a medicação nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Patos, Santa Rita, Cajazeiras e Sousa. Os serviços que oferecem o tratamento da doença no estado estão localizados em João Pessoa, Campina Grande e Patos.

CAMPINA GRANDE VAI RECEBER DOSES
O Serviço de Assistência Especializada (SAE), em Campina Grande, ainda não recebeu a dose tripla combinada para o tratamento de pacientes portadores de HIV e Aids. A previsão é que o medicamento chegue no próximo mês. Atualmente, na cidade, existem 700 pessoas portadoras da doença em tratamento e cadastradas no SAE. No momento, encontra-se disponível apenas a dupla combinação de medicamentos, que é ministrada de acordo com a necessidade individual do paciente.

O técnico da Coordenação Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Campina Grande, Silvestre Maia, informou que durante o próximo mês, os novos medicamentos chegarão à cidade e estarão disponíveis no SAE. O local disponibiliza cinco infectologistas para os serviços de atendimento médico, psicológico e de assistência social. “O SAE faz o repasse dos remédios e oferece alguns serviços médicos, já o Hospital Universitário Alcides Carneiro faz internações e também atende pacientes oriundos de outras cidades”, disse.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada, Socorro Farias, aproximadamente 530 pacientes procuram regularmente o SAE todos os meses e conseguem ser medicados. "Atendemos preferencialmente as pessoas residentes em Campina Grande, mas também há casos de moradores de outras cidades que também nos procuram. Acredito que durante o mês de fevereiro, ou no mais tardar em março, já teremos a dose tripla combinada”, explicou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp