VIDA URBANA
Recursos fazem parte do PAC das cidades históricas
De acordo com superintendente do Iphan, área mais beneficiada será o Centro Histórico quie contará com linha de financiamento.
Publicado em 27/01/2012 às 6:30
O superintendente do Iphan, Umbelino Peregrino, explicou que a liberação dos recursos para que proprietários de imóveis privados possam receber incentivos está dentro do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, oferecido pelo Iphan para reabilitação de imóveis em áreas tombadas pelo Governo Federal.
A área mais beneficiada deverá ser o Centro Histórico, que, segundo Ubelino Peregrino, contará com uma linha específica de financiamento operada pelo Banco do Nordeste.
Os recursos poderão ser usados por qualquer proprietário de imóvel privado localizado dentro de área de preservação histórica, paisagística e cultural da capital.
Para Fernando Moura, o grande problema dos prédios privados é que o poder público não pode intervir, ao menos que haja um risco concreto de que a estrutura do prédio comprometa a integridade física do morador ou da população. “São edificações particulares que foram abandonadas há muitos anos, deteriorando-se e apresentando riscos para os pedestres e veículos”, afirma. Até mesmo a Prefeitura enfrenta dificuldades para localizar os proprietários e precisa usar do recurso da convocação através de edital para encontrá-los.
Comentários