icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Teste rápido de HIV é feito em mulheres a partir desta segunda

Durante todo o mês março, haverá orientações sobre DST/Aids, distribuição de preservativos e material educativo e realização de Teste Rápido em diversos pontos da Capital.

Publicado em 05/03/2010 às 19:58

Da Secom-JP

Como parte das comemorações alusivas ao mês da Mulher, promovidas pela Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), o Centro de Testagem Aconselhamento (CTA) vai realizar uma série de atividades a partir da próxima segunda-feira (8). Durante todo o mês março, haverá orientações sobre DST/Aids, distribuição de preservativos e material educativo e realização de Teste Rápido em diversos pontos da Capital.

As ações começam segunda-feira, a partir das 8h, no Ponto de Cem Réis, com atividades educativas, orientações sobre DST/Aids e distribuição de preservativos masculinos e femininos. Já na terça-feira (9), as ações irão se concentrar no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, incluindo a realização do teste rápido. Roberto Maia, coordenador do CTA, lembra que os testes serão efetuados por uma equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde, compostas por enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais.

“Esses profissionais participaram de uma oficina sobre teste rápido e aconselhamento realizado em fevereiro. É importante frisar que todo o processo é sigiloso, e que antes da entrega do resultado, a psicóloga fará o aconselhamento com cada paciente individualmente”, afirmou Roberto Maia, lembrando que o resultado fica pronto em 15 minutos. A expectativa do CTA é realizar cerca de 150 testes por dia. O coordenador esclarece ainda que a prioridade dessa ação são as mulheres, mas os homens que procuram as unidades também serão atendidos.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. O calendário de ações vai até o dia 30 de março, com a realização do Encontro Estadual das Mulheres com HIV, promovido pela SMS, e que abordará, entre outros temas, a auto-estima das portadoras do vírus.

Acompanhe os locais onde serão realizados os testes rápidos:

9 de março: Centro Administrativo Municipal
11 de março: Paço Municipal
17 de março: EMLUR
19 de março: Mercado Central
24 de março: EMLUR

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp