icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pronatec oferece capacitação

Programa funciona em cinco municípios paraibanos, com coordenação da UFCG e já formou 2.830 trabalhadores entre 2012 e 2013.

Publicado em 15/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:19

Expandir os conhecimentos e abrir mais chances dentro de mercado de trabalho fez com que o estudante de Engenharia Agrícola, Arítaly Rodrigues, 21 anos, se matriculasse em um dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecido pelo governo federal, através da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O programa funciona hoje em cinco municípios paraibanos, com coordenação da instituição, que já formou 2.830 trabalhadores entre 2012 e 2013 e deverá oferecer mais 2.310 capacitados em 57 cursos, ainda neste primeiro semestre.

O estudante Arítaly Rodrigues informou que é morador do município de Alagoinha, Brejo, e que já realiza o curso superior de Engenharia Agrícola, na própria UFCG. “Eu acho que o curso que escolhi pelo Pronatec, no caso Apicultura (ciência da criação de abelhas), além de ser interessante e compor a minha área, pode abrir mais possibilidades dentro de um mercado que está crescendo. Então eu resolvi aperfeiçoar ainda mais meus conhecimentos”, disse.

Segundo o coordenador do Pronatec pela UFCG, Raimundo Cariri, já é possível observar, localmente, os resultados de inserção no mercado de trabalho, daqueles que participaram dos cursos do Pronatec.

“Já observamos que alguns profissionais estão conseguindo entrar no mercado de trabalho através de concursos municipais, por exemplo, que acabam exigindo do candidato alguns cursos específicos. Então os alunos do Pronatec que fizeram os concursos foram aprovados e isso só foi possível por terem o certificado da instituição”, contou. Além disso, o coordenador também explicou que existem áreas que podem ser desenvolvidas de forma autônoma pelo então profissional capacitado.

“Nós encontramos muitos alunos trabalhando de forma autônoma como cuidadores de idosos, que é um dos cursos que oferecemos. Como a expectativa de vida da população brasileira está crescendo, o mercado com certeza vai expandir.

Outro que poderá ser implantado é o curso de Cuidador Infantil, já que o governo federal tem a preocupação de aumentar a oferta de creches para a população brasileira”, acrescentou. Ele explicou que o Pronatec, através da UFCG, oferece hoje 57 cursos, sendo que seis são cursos técnicos (com 1.200 horas), oferecidos nos municípios de Cajazeiras, Pombal e Sousa. Em Campina Grande e Cuité, que estão abrindo as portas este ano, são oferecidos apenas cursos rápidos de qualificação profissional, com 160 a 240 horas.

“Este ano estão sendo investidos, para o primeiro semestre, R$ 4.950.000, com a perspectiva de que esse investimento chegue até os R$ 10 milhões até o final deste ano”, afirmou Raimundo Cariri.

Ontem pela manhã os alunos dos 16 cursos oferecidos para a cidade de Campina Grande participaram da aula inaugural, realizada no campus de Bodocongó.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp