VIDA URBANA
Horário de verão começa neste domingo
Amanhã tem início o horário de verão nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além do Estado da Bahia.
Publicado em 15/10/2011 às 6:30
À zero hora de amanhã tem início o horário de verão nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além do Estado da Bahia. Até o dia 26 de fevereiro, esses locais terão os relógios adiantados em uma hora. Os demais Estados do Nordeste e o Norte não mexem em seus relógios, no entanto, alguns serviços sofrem modificações, já que utilizam o horário oficial de Brasília.
Na Paraíba, a hora de abertura e fechamento dos bancos, por exemplo, fica alterada. O funcionamento dos bancos para o público externo fica sendo das 9h às 15h. Os estudantes que irão fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 22 e 23 de outubro, precisam ficar atentos ao horário da prova, que segue a hora de Brasília, ou seja, com horário de verão. Então, aqui na Paraíba, as provas terão início ao meio-dia.
As pessoas que forem viajar de avião também devem prestar atenção ao horário de verão. O horário dos voos são alterados, conforme a hora de Brasília. Já no Terminal Rodoviário de João Pessoa, o chefe de Operações, Ariosvaldo de Lima, explicou que o horário de saída dos ônibus não é modificado. No entanto, os ônibus que vierem das regiões onde foi adotado o horário de verão, chegarão com uma hora de antecedência. “Como as viagens que vêm desses Estados são poucas, já que a distância é longa, não sofremos quase nenhuma mudança com o horário de verão”, afirmou.
O horário de verão começa amanhã (domingo, 16) e vai até o dia 26 de fevereiro do ano que vem. Terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985. Devido ao Carnaval, o horário de verão será estendido por mais uma semana. De acordo com o decreto que institui o horário de verão, quando há coincidência entre o dia previsto para o seu término e o domingo de Carnaval, o encerramento deve ser no domingo seguinte para evitar que, em meio a um feriado, a população acabe esquecendo de ajustar os relógios.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil poderá economizar até R$ 100 milhões neste período. Em 2010, segundo o Ministério das Minas e Energia, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto. A Bahia será o único Estado do Nordeste a adotar o horário, a pedido do governador Jaques Wagner, que solicitou a inclusão com o objetivo de manter o Estado alinhado ao horário de Brasília.
Comentários