VIDA URBANA
Evasão escolar na Paraíba é segunda maior do nordeste
Taxa de abandono no ensino fundamental do Estado chegou a da 6,6. Alagoas lidera o ranking negativo com 7,6.
Publicado em 27/05/2012 às 8:00
A bermuda velha, com a logomarca de uma escola pública, é a única peça que restou da vida estudantil do pequeno 'João' (nome fictício). Aos seis anos de idade, o garoto não frequenta mais a sala de aula. Deixou de ir para o colégio, há um ano, por decisão da mãe.
Portador de necessidades especiais, a criança era alvo de brincadeiras feitas por colegas de classe. “Todo dia era um monte de reclamação, um aperreio danado. Eu vivia sendo chamada à escola até que um dia decidi tirar meu filho de lá e não levei para lugar nenhum”, contou a dona de casa, Rita de Cássia Gomes de Melo.
'João' faz parte de uma estatística preocupante, que deixou a Paraíba em situação desprivilegiada no Brasil. Segundo o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão ligado ao Ministério da Educação, o Estado registrou, em 2011, a segunda maior taxa de abandono, no ensino fundamental, da região Nordeste (6,6). Alagoas lidera o ranking negativo com 7,6.
Em João Pessoa, a taxa de abandono escolar foi de 4,4. Já na lista dos municípios com o maior número de abandono escolar estão: Serra Redonda (27,6), Arara (25,5), Araruna (23,9), Mamanguape (23,7), Brejo do Cruz (22,8), Guarabira (22,8), Água Branca (21,2) e Serraria (19,2).
No ensino médio, com taxa de 16,3, a Paraíba teve a maior quantidade de abandono do Nordeste. O desempenho do Estado - apontado no Censo Escolar - só ficou melhor que Alagoas, com 18,7, e Rio Grande do Norte, que lidera o ranking negativo com taxa de 19,3. Segundo o Inep, o abandono é caracterizado quando o estudante não frequenta a sala de aula, pelo menos, durante um ano letivo.
Comentários