ECONOMIA
TV inteligente atrai consumidor
Aparelhos de TV 'inteligentes' trazem diversos aplicativos que facilitam a vida dos usuários; modelos já são comercializados há dois anos no Brasil.
Publicado em 06/06/2012 às 6:00
Quase todos os aplicativos disponíveis em aparelhos móveis como smartphones, iPad e tablets já integram também o sistema de alguns televisores dos brasileiros. Para unir todas as funcionalidades desses dispositivos e, ao mesmo tempo, atrair mais consumidores para os eletroeletrônicos, os fabricantes dos aparelhos de televisão têm investido na chamada TV inteligente, a Smart TV.
Com os aplicativos instalados nas Smart TVs é possível jogar, baixar fotos e vídeos, músicas e ainda acessar a internet, tudo isso conectando o dispositivo móvel por meio de cabos ou via wireless. Para a pesquisadora e professora do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Tatiana Tavares, as inovações tecnológicas também estão incluindo os aparelhos de televisão por ser um objeto popular e também para proporcionar mais interação com os conteúdos. “O fluxo maior de dados na internet são os vídeos. Então, com esses novos aplicativos, a TV está disponibilizando esse mesmo tipo de serviço para o telespectador. Você pode ver na televisão um conteúdo convergente que usa multidispositivos”, disse.
Ainda segundo a pesquisadora, essa 'convergência digital' também facilita a vida dos usuários, já que a pessoa pode fazer múltiplas funções, como assistir a um programa de televisão ao mesmo tempo que navega na internet usando um tablet, por exemplo. “A indústria pensa no usuário que está sempre conectado. Então, a questão passa tanto pelo conteúdo, quanto pelo dispositivo e interação”, explica.
As linhas de Smart TV estão disponíveis no mercado brasileiro há pelo menos dois anos e sempre trazem novidades que aproximam os aparelhos de televisão com funções de computadores. Uma das marcas pioneiras nesses modelos é a Samsung, que lançou esse mês um aparelho que possibilita algumas funções por meio do comando de voz do usuário. O modelo deve estar no mercado brasileiro até o final de junho. A marca LG também trouxe para o país uma nova linha que permite acesso à internet e painéis IPS, que proporcionam melhor qualidade de imagem com menor consumo de energia e a interatividade é realizada por meio de smartphones ou tablets.
De acordo com o analista de produto da Panasonic do Brasil, Antônio Miataira, os aparelhos da linha Viera 2012 permitem ao usuário transferir conteúdos de mídia. Os novos modelos da marca vêm equipados com o aplicativo Viera Connect, que permite a funcionalidade interativa de funções como ouvir músicas, acesso à internet e visualizar imagens. Tudo isso a partir da conexão com o dispositivo móvel. “Para ter acesso à internet e aos aplicativos, é necessário que o usuário faça o download do Viera Connect na plataforma móvel, e tenha uma rede Wi-fi. Com esses recursos, é possível interligar os aparelhos e transferir os dados para a televisão”, completa o analista. (Especial para o JP)
Comentários