POLÍTICA
Coligações se dividem em 'chapão' e 'chapinha'
Estratégia eleitoral do PSB e PSDB será a mesma para as proporcionais.
Publicado em 03/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 02/02/2024 às 17:45
Duas coligações na Paraíba decidiram implementar estratégia eleitoral idêntica para as eleições proporcionais. As alianças encabeçadas pelo PSB e PSDB, respectivamente, vão às urnas com um 'chapão' para deputado federal, concorrendo a 12 vagas. No pleito para a Assembleia Legislativa, cada coligação terá um 'chapão' e duas 'chapinhas', de olho nas 36 cadeiras.
No 'chapão' governista para deputado estadual, estão coligados o PSB, PT, DEM, PDT, PV, PRTB e PRP. Por sua vez, integram a 'chapinha' o PCdoB, PHS, PPL e PSL. “Para deputado federal, a nossa coligação vai sair com um chapão com a perspectiva de eleger quatro candidatos. Para deputado estadual, fechamos duas coligações, com a possibilidade de eleger 15 a 16 deputados estaduais”, explicou o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas. Na majoritária, a aliança terá como candidato à reeleição o governador Ricardo Coutinho (PSB) e Lígia Feliciano (PDT) na vice, enquanto Lucélio Cartaxo (PT) disputará o Senado.
Na coligação de oposição para a Assembleia, o 'chapão' deverá ser formado por PSDB, PEN, PP, PSD, PTB, PR e SDD, podendo ainda ser acrescentado o PRB e o PSC. Por seu turno, a 'chapinha' será integrada pelo PTN, PTdoB, PPS e PMN. Para deputado federal, haverá apenas uma chapa. “A expectativa de nossa aliança é eleger mais de 20 deputados estaduais e oito federais”, projeta Tovar Correia, da direção estadual do PSDB.
Na majoritária, o candidato ao governo é o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), tendo como vice o deputado Ruy Carneiro (PSDB) e Wilson Santiago (PTB), concorrendo ao Senado.
SEM ALIANÇA
Os demais partidos não fizeram alianças e vão disputar com chapa própria ao governo, Câmara Federal e Assembleia. Na majoritária, o PMDB homologou a candidatura do senador Vital do Rêgo Filho ao Palácio da Redenção e Roberto Paulino a vice. Já o ex-governador José Maranhão será candidato a senador. Também vão concorrer a governador Major Fábio (Pros), Antonio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL).
Comentários