VIDA URBANA
Medicina é o curso mais concorrido no vestibular da UFCG
Curso de Medicina diurno, em Campina Grande, continua sendo o mais concorrido, com 270,9 candidatos por vaga.
Publicado em 27/11/2012 às 6:00
A concorrência do Vestibular 2013.1 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi publicada ontem no site da instituição. Quase 58 mil candidatos tiveram suas inscrições homologadas, número um pouco menor que o registrado no ano passado, quando mais de 61 mil candidatos se inscreveram no processo seletivo. A maior concorrência ainda é do curso de Medicina, com 270,9 candidatos por vaga livre. O curso com menor concorrência por vaga livre foi Licenciatura em Física, com 1,44 candidato por vaga.
Segundo o presidente da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), Marcos Gama, para aprovação no vestibular da UFCG serão consideradas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio e, de acordo com o calendário do Vestibular 2013.1, a divulgação do resultado está prevista para acontecer no dia 18 de janeiro do próximo ano. A UFCG divulgou no site as cinco concorrências: livre, menor que 1,5 salário (racial e não racial) e maior que 1,5 salário (racial e não racial).
Foram homologadas 57.943 inscrições de candidatos, sendo que 7.768 optaram pelas cotas. Neste caso, 6.584 candidatos se declararam com menos de 1,5 salário mínimo, sendo 3.228 incluídos na cota racial. Outros 1.184 se declararam com mais de 1,5 salário mínimo e, entre estes, 550 foram incluídos na cota racial. Dentro da concorrência livre, o curso de Medicina diurno, em Campina Grande, continua sendo o mais concorrido, com 270,9 candidatos por vaga.
Em Cajazeiras, Sertão do Estado, a concorrência do mesmo curso foi de 141,08. Os números mais altos também foram registrados no curso de Enfermagem diurno, também em Campina Grande, com 79,06 por vaga e Engenharia Civil diurno, na mesma cidade, com 58,48. Entre os cursos menos concorridos está em primeiro lugar o de Licenciatura em Física diurno, no município de Cuité, no Curimataú paraibano, com 1,44 por vaga.
Já para o período noturno, na mesma cidade, a concorrência do curso foi de 1,58. Em segundo lugar ficou o curso de Licenciatura em Educação do Campo, que funciona na cidade de Sumé, região do Cariri, em período integral, com 1,65 de concorrência. O curso Superior de Tecnologia em Agroecologia diurno, também em Sumé, teve 2,3, por vaga.
Conforme o presidente da Comissão de Processos Vestibulares, os futuros universitários serão convocados para o primeiro período do ano letivo. No caso do Vestibular 2013.2, ele informou que só será iniciado após encerramento de todo o processo do vestibular anterior, que se estenderá até o preenchimento das vagas disponibilizadas.
Comentários