VIDA URBANA
Placas de sinalização também têm erros
Professor acredita que falta de fiscalização é a causa para o descaso com a língua.
Publicado em 22/07/2012 às 11:00
Os erros ortográficos não passam despercebidos dos mais atentos nas regras de Português, na opinião do professor Chico Viana. “Mas também há muitos problemas de acentuação em placas e anúncios pelas ruas. Acredito que a falta de fiscalização de um órgão especializado seja a causa por tanto descaso com nossa língua”, afirmou.
Na correria do dia a dia, muitos pedestres passam despercebidos pelo atentado oficial à Língua Portuguesa. Em plena avenida Rui Carneiro, em Tambaú, uma das principais vias de João Pessoa, a placa de sinalização para alertar os motoristas de que a fiscalização eletrônica está próxima ostenta em letras garrafais o erro ortográfico na palavra 'eletrônica', colocando-a sem o acento circunflexo.
Para o professor Francelino, é inconcebível que placas e anúncios da edilidade sejam liberados sem correção ortográfica.
“Em Portugal, nenhum material escrito é exposto publicamente em placas ou outdoors, por exemplo, sem o aval de um órgão especializado do Poder Público. Aqui elas são liberadas sem critérios e, por isso, acabam desorientando as pessoas, mais do que orientando-as”, comentou.
Comentários