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VIDA URBANA

Ouvidoria da Saúde de João Pessoa faz 6 mil atendimentos

Segundo a coordenação do serviço da Saúde da capital, foram em média mais de 500 ligações por mês em 2014 e reclamações lideram

Publicado em 29/03/2015 às 8:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:04

Como uma escuta qualificada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Ouvidoria da Saúde Municipal, em João Pessoa, realizou 6.006 atendimentos por meio do número telefônico 160, somente no ano passado. Uma média de mais de 500 solicitações de usuários por mês. Por classificação, as reclamações lideram os atendimentos com 2.860 registros no mesmo período, segundo a coordenação do serviço.

Seguindo o ranking de atendimentos, em segundo lugar aparecem as solicitações que somaram 2.473 registros. Depois surgem os elogios (330), denúncias (209), sugestões (77) e informações (57). De acordo com a coordenação, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, já foram contabilizados 674 procedimentos de todos os tipos.

A coordenação do serviço explicou, por meio da assessoria de comunicação, que após registrado uma demanda na Ouvidoria da Saúde, a equipe do local a encaminha para o setor responsável. A depender da gravidade da situação, é instaurada uma sindicância para apurar os fatos e tomar as providências necessárias. No entanto, durante todo o processo, é garantido o contraditório e a ampla defesa das partes, de modo que vale salientar que o responsável pela Secretaria de Saúde acompanha de perto as atividades desse setor.

O apanhado geral de todos os procedimentos é realizado mensalmente para uma avaliação com o objetivo de realizar melhorias no serviço. Segundo os registros da Ouvidoria, o índice de respostas à sociedade tem ultrapassado a meta sugerida pela Ouvidoria do SUS, que é de 75%.

Além do número 160, a população também pode utilizar o serviço da Ouvidoria por e-mail (([email protected]), por carta ou pessoalmente, na sede do órgão, localizada à avenida Epitácio Pessoa, nº 1.324, no bairro da Torre. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Para um maior acesso da população ao serviço em outras áreas do município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também dispõe de 15 ouvidorias descentralizadas que estão localizadas em entidades dos cinco distritos de atuação, distribuídas nos hospitais, Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Vigilância Sanitária, Gerência de Regulação e Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf).

O serviço foi inaugurado em 2005, e funciona com base na participação direta do usuário que registra a demanda e tem garantido o sigilo de sua identidade. Porém, se o assunto estiver relacionado à demora de consultas, a identificação do usuário é necessária para o andamento do processo.

Trotes

E como a principal porta de acesso é o número 160, a ouvidoria também sofre com os 'trotes' telefônicos. A coordenação da Ouvidoria disse que apesar de registrar poucos casos dessa natureza, quando eles ocorrem, o próprio servidor, diante do exposto, realiza um trabalho de sensibilização com o usuário no intuito de evitar que o mesmo reincida nessa prática.

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Jornal da Paraíba

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