icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TCE lança indicadores de desempenho na PB

Conselheiro Fernando Catão também anunciará novo layout do portal do TCE e transformação do Sistema agres em banco de dados aberto.

Publicado em 06/12/2012 às 6:00


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai transformar o Sistema Sagres em um banco de dados aberto. Essa é uma das novidades que serão anunciadas pelo presidente da Corte, conselheiro Fernando Catão, na manhã de hoje. Além disso será apresentado o novo layout do portal do TCE na internet e também haverá o anúncio da implantação dos Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos na Paraíba (IDGPB).

A modificação no Sagres vai dar ainda mais transparência ao sistema. Com a transformação em banco de dados aberto, o cidadão poderá além de acessar, baixar os dados e realizar sua própria análise dos dados fornecidos por órgãos e entidades públicas.

De acordo com o presidente Fernando Catão, o IDGPB é um instrumento de iniciativa do Tribunal de Contas da Paraíba e pioneiro em todo o Brasil que vai permitir à sociedade não apenas o conhecimento e a análise puramente contábil das contas públicas, mas a análise da qualidade do gasto público.

“São índices a serviço da cidadania. O TCE dá mais um passo na linha da transparência, disponibilizando ao contribuinte elementos para que ele possa avaliar, também, a qualidade e a eficiência dos investimentos feitos pelos gestores em áreas específicas. A primeira delas será a educação", disse Fernando Catão.

Neste primeiro passo, o TCE começa na área da Educação. Os Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos na Educação desenvolve microindicadores para os municípios paraibanos, que permitem auxiliar no diagnóstico do rendimento, da cobertura e da oferta dos serviços educacionais; agrupa as unidades tomadoras de decisão (municípios e/ou escolas) por nível de eficiência e efetividade.

As novas ferramentas que serão disponibilizadas pelo TCE-PB para consulta direta da população foram desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a participação direta do Departamento de Economia da instituição.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp