icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Ex-namorado de Aryane Thaís é indiciado por homicídio qualificado

Delegada Iumara Gomes concluiu que o estudante de Direito Luís Paes Neto seria autor do crime. Caso foi entregue a promotor, que pode solicitar manutenção de prisão.

Publicado em 17/05/2010 às 10:03

Karoline Zilah
Com informações de Inaê Teles

O estudante de Direito Luís Paes de Araújo Neto, de 23 anos, foi indiciado por homicídio qualificado pela delegada Iumara Gomes, sendo apontado como autor da morte de Aryane Thaís Carneiro, de 21 anos, cujo corpo foi encontrado há pouco mais de um mês em João Pessoa. Em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (17), na Secretaria Estadual de Segurança Pública, ela declarou que o ex-namorado da vítima a teria asfixiado por meio de enforcamento.

O inquérito foi concluído e entregue à Justiça na última sexta-feira (14), mas o documento será distribuído ainda nesta segunda-feira ao promotor Alexandre Varandas, do 1º Tribunal de Júri. Caberá a ele a decisão de denunciá-lo ou não. Caso a denúncia seja apresentada, Luís Neto poderá ir a julgamento.

Nesta segunda-feira se esgota o prazo da prisão preventiva do suspeito, que permaneceu detido por 30 dias na Central de Polícia, em João Pessoa, enquanto o caso era investigado. De acordo com a delegada Iumara Gomes, se o promotor não apresentar um pedido de manutenção da prisão preventiva, Luís Neto, que agora passa a ser acusado, poderá estar livre da carceragem da Central às 18h.

A reportagem do Paraíba1 tentou contato com o advogado Aluísio Lucena, que faz a defesa de Luís Neto, mas as ligações não foram atendidas.

As investigações

Dezenove pessoas foram ouvidas durante estes 30 dias. As apurações da delegada demonstraram que Luís Neto teria sido a última pessoa com quem a jovem grávida teve contato na noite de sua morte, no dia 14 de abril. Para a delegada, há evidências de que o ex-namorado de Aryane, com quem ela continuava tendo um relacionamento e de quem esperava um filho, foi o responsável pelo assassinato.

Sem entrar em detalhes sobre como o crime teria acontecido, ela disse que usou como base para a acusação os resultados de seis perícias solicitadas, como o exame de necrópsia na vítima, o DNA, o corpo de delito no suspeito e as análises do carro de Luís Neto e das ligações feitas por ele e por Aryane na última noite de vida dela.

Iumara Gomes (foto) não respondeu a perguntas mais detalhadas, sobre o que foi encontrado dentro do carro de Luís Neto, possível local onde Aryane foi estrangulada. Ela declarou que o exame de corpo de delito demonstrou que rapaz tinha marcas de arranhões, o que poderia ser resultado de uma luta corporal entre ele e a ex-namorada, mas que não foi possível detectar vestígios ou frações de pele do acusado nas unhas de Aryane porque elas estavam muito curtas.

Até agora, a blusa de Aryane, os óculos de grau, seus calçados e o telefone celular estão desaparecidos. Segundo a delegada, um dia antes do último encontro de Luís Neto com a vítima, ela havia revelado a ele que estava grávida.

Vale ressaltar que nenhuma destas informações foi repassada pelo acusado à delegada porque ele se negou a prestar depoimento a ela, preferindo ficar calado durante todo o interrogatório feito na presença de seu advogado de defesa e de um promotor.

Uma das primeiras hipóteses descartadas foi a de crime de natureza sexual, ou seja, os exames negaram que ela tenha sofrido alguma violência sexual antes de sua morte. Isso contribuiu para que a delegada ignorasse a possibilidade de Aryane ter sido assassinada por um maníaco sexual, conforme a defesa do suspeito argumentava.

Atualizada às 10h40

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp