icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

653 são multados por estacionar em vagas de deficientes e idosos

Levantamento da Semob foi realizado entre 1º de janeiro a 6 de julho.

Publicado em 14/07/2016 às 9:11

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) penalizou 653 condutores por desrespeito às vagas de estacionamentos exclusivas para idosos e pessoas com deficiência em estabelecimentos comerciais. Os números fazem parte de um levantamento realizado entre 1º de janeiro e 6 de julho deste ano, divulgado nesta quarta-feira (13).

Das penalidades, 276 estão relacionadas à ocupação indevida de vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais e 377 a espaços para estacionamento de idosos.

A Semob destacou que as vagas em estabelecimentos comerciais devem atender aos percentuais de 5% para idosos e de 2% para deficientes, do total de vagas oferecidas. Essa determinação segue as resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), bem como o Artigo 41 do Estatuto do Idoso e o Artigo 47 do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Em janeiro deste ano, a Semob-JP notificou, por meio de Ofício Circular, os supermercados, shoppings e demais estabelecimentos comerciais para implantação e sinalização na área do estabelecimento.

O que diz a Lei

Os idosos e pessoas com deficiência física têm garantido, por lei federal, seu direito de estacionar em vagas exclusivas demarcadas, inclusive nas áreas do EstaR (Estacionamento Regulamentado). Vale ressaltar que o condutor precisa portar a credencial e posicioná-la em uma área visível em seu automóvel, como, por exemplo, sobre o painel do carro.

Como obter as credenciais

Os interessados devem se dirigir à sede da Semob-JP, entre 8h e 14h, ou ao posto de atendimento do órgão na Casa da Cidadania do Manaíra Shopping, entre 10h e 18h.

Para portadores de deficiência física e/ou neurológica que causem dificuldade de locomoção, os documentos necessários são: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso seja condutor, ou documento de identidade (caso não seja o condutor); comprovante de residência de João Pessoa em nome do requerente expedido no máximo há 60 dias; foto 3X4 e laudo médico atestando a deficiência que importe dificuldade de locomoção.

A documentação exigida, para quem for idoso, é a seguinte: foto 3X4 recente e colorida; Carteira de Habilitação, CPF ou RG e comprovante de residência atual mostrando que o requerente mora em João Pessoa. Mais informações acionar o 0800 281 1518.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp