CULTURA
'Conventinho' tem uma ocupação cultural
Bandas como Stress City, Urubu e Zefirina Bomba vão se apresentar no espaço a partir das 15h deste sábado.
Publicado em 02/01/2016 às 8:00
Acontece hoje, no Centro Histórico de João Pessoa, uma ocupação cultural no Convento Franciscano São Frei Pedro Gonçalves, mais conhecido como 'Conventinho'. A partir das 15h, artistas realizam um ensaio aberto com as bandas de hardcore Stress City, Urubu, Zefirina Bomba, Nardonis, A.E.P e Sem Nome.
O espaço pertence à Igreja São Frei Pedro Gonçalves, que cedeu à prefeitura para eventos culturais. O local aguarda a realização de uma reforma e restauração, que até hoje não foi realizada.
No mês passado foi realizado o Festival Móbile nas dependências do 'Conventinho'. Durante o evento, agentes culturais, músicos e produtores locais perceberam a possibilidade de realizar uma ocupação.
Segundo os organizadores da ocupação, por iniciativa própria, durante o mês de dezembro, foram realizados mutirões de limpeza e manutenção do espaço do terraço lateral do conventinho, com objetivo de movimentar culturalmente e manter frequentado o lugar. O evento é realizado todo de forma independente, e a colaboração fica a critério do público.
HISTÓRICO
O convento foi construído no ano de 1916, junto com a obra de conclusão da Igreja São Frei Pedro Gonçalves. O prédio anexo foi criado com o objetivo de residência e aulas religiosas.
Quando os franciscanos foram embora, a igreja – e principalmente o convento – passaram a sofrer o desgaste pela passagem do tempo e o progressivo abandono.
Em 2008, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) havia iniciado a reforma do local, com o objetivo de fazer do 'Conventinho' uma biblioteca pública e a Escola Municipal das Artes (Casa das Artes), onde crianças e adolescentes teriam aulas de teatro, dança, música e artes visuais.
Reforma foi abandonada e o pouco que resta está deteriorando ou coberto pela vegetação. (Especial para o JP)
Comentários