VIDA URBANA
Acadêmicos manifestam pesar pela morte da professora Mariana Soares
Professora e imortal da Academia Paraibana de Letras morreu na manhã desta segunda-feira (18) durante uma capotagem na Estrada da Penha, em João Pessoa.
Publicado em 18/01/2010 às 12:44
Karoline Zilah
A Academia Paraibana de Letras (APL) confirmou que deverá ter início ainda na tarde desta segunda-feira (18) o velório da professora Mariana Cantalice Soares, de 61 anos, morta nesta manhã em um acidente de carro na rodovia PB-008, conhecida como Estrada da Penha, sentido Conde - João Pessoa.
O presidente da APL, Antônio Juarez Farias, informou que Mariana era uma pessoa muito sensível e preocupada com as questões humanas. "Ela era uma das quatro mulheres que ocuparam cadeiras na Academia", comentou.
O jornalista e acadêmico Carlos Aranha também manifestou pesar pela morte da colega. Via Twitter, microlog na web, ele disse que o início do ano de 2010 amarga perdas importantes, como o escritor José Rafael e, em seguida, Hugo Guimarães.
"Faleceu na manhã de hoje, em acidente automobilístico, a escritora Mariana Soares, da Academia Paraibana de Letras. Janeiro despedaçado", postou em uma de suas mensagens.
A professora Mariana Cantalice Soares teve o corpo arremessado de seu veículo durante uma capotagem. O filho dela, João Marco Soares Campelo, de 21 anos, sobreviveu e está internado no Hospital de Emergência e Trauma, onde passa por uma série de exames. De acordo com o setor de Serviço Social, ele não corre risco de morte.
Carreira
Mariana Soares era professora itular de Literatura Brasileira, na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, há 20 anos. A imortal era a 3º sucessora da cadeira nº 23 da Academia Paraibana de Letras.
A professora é autora das seguintes obras: "Crônicas do entardecer"; "Encantos e desencantos"; "O ontológico na obra de José Lins do Rego"; "Juarez Batista (sua vida, seus mistérios, sua obra)"; "Literatura Brasileira: uma abordagem prática (obra didática)"; "Parahyba: segredos e revelações (crônicas, ensaios, perfis)"; "Vida, vida (reflexões)"; "3º milênio: discursos do entardecer (discurso de posse na APL)"; "José Lins do Rego - ícone da literatura paraibana (Coletânea Paraíba - nomes do século)"; "Vozes do silêncio"; e "Memória".
Comentários