COTIDIANO
Presos sete suspeitos de envolvimento em fraude no INSS
Segundo polícia, quadrilha aliciava trabalhadores que queriam benefícios. Neste ano, 72 servidores do INSS foram detidos por suspeita de fraude.
Publicado em 13/11/2008 às 8:20
Do G1
A Polícia Federal prendeu, na quarta-feira (12), em Minas Gerais, sete pessoas suspeitas de fraudar a Previdência Social. De acordo com as investigações da Operação Fraude S/A, o esquema deixou um rombo de cerca de R$ 5 milhões aos cofres públicos.
Segundo a polícia, a quadrilha aliciava trabalhadores interessados em obter benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Eles entregavam ao INSS atestados médicos falsos, simulando incapacidade para trabalhar. As investigações revelaram que vários benefícios foram concedidos com a ajuda de um mesmo escritório de despachantes de Belo Horizonte.
Há indícios de ilegalidades em mais de 400 benefícios, concedidos em agências do INSS em três cidades mineiras. Os beneficiários serão convocados e devem devolver todos os valores recebidos inadequadamente.
Neste ano, em todo o país, 295 pessoas foram presas por envolvimento em fraudes. Setenta e duas trabalhavam no INSS. A estimativa é de R$ 600 milhões pagos indevidamente.
Os responsáveis pelo escritório de despachantes não foram localizados. Os suspeitos podem ser indiciados por estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.
Comentários