icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Exército da Paraíba envia homens ao Haiti em Missão da ONU

 Dois representantes do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, estarão nas novas equipes da missão Minustah no país.

Publicado em 03/01/2016 às 8:00

O início de um novo ano com ações para ajudar os que mais precisam. Em tempos de intolerância e de crise humanitária em várias partes do mundo, militares do Exército Brasileiro dão exemplo e se preparam para compor, provavelmente, as últimas equipes da Corporação que estará na Missão das Organizações das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). Ao longo dos últimos 11 anos, quando a operação começou, cerca de 600 integrantes do Exército na Paraíba, entre paraibanos e militares de várias partes do país lotados nas unidades do Estado, participaram da operação.

Em abril de 2016, o trabalho continua e dois representantes do 1º Grupamento de Engenharia, localizado em João Pessoa, estarão entre as novas equipes do Exército Brasileiro, cerca de 130 componentes, que serão enviados para a Minustah.

Missão chega ao fim este ano

Até o final deste ano as equipes do Exército Brasileiro, que é o responsável pela chefia da Minustah, deverão deixar o Haiti e a expectativa dos militares é que o território haitiano seja entregue à população com a infraestrutura necessária para se reerguer economicamente. Para isso, as equipes das Forças Armadas Brasileiras estão divididas em grupos de Infantaria e de Engenharia.
“O pessoal da Infantaria está fazendo a parte da segurança, patrulhamento e todas as ações operacionais necessárias com atuação ostensiva. Já as equipes de Engenharia estão indo para o Haiti para dar esse suporte e, posteriormente, reconstruir o país com a abertura de estradas, construção de escolas, hospitais para ajudar o povo haitiano. Ou seja, a Companhia de Engenharia é uma junção de gente onde se precisa de pessoas com serviços mais especializados”, detalhou o capitão Eduardo Milanez.
Em 2015, a Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (Braengcoy) completou dez anos de serviços prestados ao Haiti. Nesse ano, os militares da equipe embarcam para a missão no mês de abril e a expectativa é que permaneçam no país caribenho até o mês de outubro.

Minustah faz 11 anos

Em 2015 a presença das Forças Armadas do Brasil na missão de paz no Haiti completou 11 anos e a Minustah conta com a participação de tropas de outros 15 países, mantendo na ilha um efetivo total de cerca de 1.343 Capacetes Azuis das Forças Armadas Brasileiras.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp