ECONOMIA
Castro Pinto ganha dois voos
Dois novos voos serão operados pela TAM no horário da tarde, um ligando João Pessoa ao Rio de Janeiro, e o outro a Salvador.
Publicado em 30/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:59
A partir de agosto, a TAM Linhas Aéreas vai ampliar em 30% a frequência de voos para o Aeroporto Castro Pinto, na área metropolitana de João Pessoa. O governador Ricardo Coutinho e o diretor de Regulação da TAM, Alfredo Basílio Dias, assinaram um protocolo de intenções que vai viabilizar o início da operação de dois novos voos no horário da tarde, um ligando João Pessoa ao Rio de Janeiro, e o outro a Salvador, além de aumentar a frequência de um dos voos para Brasília e para Guarulhos, que passarão a ser diários.
Para garantir o aumento da oferta dos voos da TAM, o governo do Estado está reduzindo de 17% para 12% a alíquota de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no combustível de aviação. O governador afirmou que essa é uma reivindicação do governo do Estado que começou ainda em 2012, com base no aumento crescente na movimentação de passageiros no aeroporto Castro Pinto e da inconveniência dos horários disponíveis para voos de madrugada para turistas e paraibanos que precisavam se locomover para grandes centros.
O diretor de Regulamentação da TAM, Alfredo Basílio Dias, disse que a decisão de aumentar os voos se deve à crescente movimentação de passageiros para a Paraíba.
“Sem a contrapartida do Estado na alíquota do combustível não teríamos condições de aumentar em 30% a frequência de voos para João Pessoa, já que dentro da precificação da passagem, o combustível tem um impacto de mais de 40%. Por isso, estamos deslocando voos de outros lugares para terem João Pessoa como ponto de partida”.
O presidente do Convention Bureau, Camilo Julliani, disse que a ampliação dos voos para João Pessoa vai beneficiar toda a cadeia, especificamente o turismo de negócios e corporativo.
“Vai potencializar a captação de eventos e fazer com que os convencionais tenham uma disponibilidade aérea para chegar no destino com mais comodidade”.
De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o protocolo de intenções é o primeiro de outros que estão sendo negociados com todas as companhias aéreas que operam voos na Paraíba (Gol, Azul e Avianca).
“Essa proposta foi feita para todas as empresas e estamos aguardando um posicionamento favorável. Pretendemos ocupar os horários ociosos do aeroporto, que atualmente está na casa das 17h, segundo informações da administração da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária”, ressaltou.
Comentários