VIDA URBANA
Desfiles começam neste domingo em JP
Nas comemorações do dia 7 de Setembro, escolas vão homenagear artistas paraibanos.
Publicado em 02/09/2012 às 15:27
O músico, cantor e compositor paraibano Herbert Vianna será o grande homenageado pelas escolas públicas municipais de João Pessoa nos desfiles cívicos, em comemoração à Semana da Pátria, que acontece a partir de hoje até o dia 7. A escolha faz parte do projeto apoiado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que anualmente nomeia um paraibano como titular do Ano Cultural, onde todas as ações culturais realizadas durante o ano levam o nome do artista.
Com aproximadamente 600 alunos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, situada no bairro dos Bancários, desfila hoje, em frente ao mercado público de Mangabeira. De acordo com a diretora, Abigail Menezes, 120 alunos participarão do desfile cívico, onde os temas serão abordados com projetos desenvolvidos pela escola durante o ano letivo de 2012.
“Além do Ano Cultural Herbert Vianna, a escola levará às ruas o tema 'Aruanda', que se refere à memória e identidade da instituição; o Projeto de Leitura 'Lendo a vida', contemplando o mundo; e o tema A Família e a Escola, uma relação necessária”, elencou.
Os alunos que participam do desfile cívico realizaram na última sexta-feira, 31, um ensaio com todo o cronograma e material usado no evento de hoje. Uma aluna do sexto ano desfila pela primeira vez e disse estar emocionada. “Sempre quis desfilar na Semana da Pátria", afirmou.
Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos, localizada no bairro do Cristo Redentor, possui cerca de 1.100 alunos, distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite, do primeiro ao quinto ano e com Educação de Jovens e Adultos (EJA), e fará uma homenagem especial ao poeta que dá nome à escola.
Essa homenagem não poderia faltar, conta a diretora Diane Gouveia. “Além da escola ter o nome dele, este ano celebramos o centenário de sua obra. Mas outra homenagem, não menos importante, também nos deixa lisonjeados, pois Herbert Vianna é da nossa terra”, declarou.
Saúde na Escola, Diversidade Cultural Através da Leitura, Prevenção ao Uso de Drogas, Combate ao Bulling, Jogos Escolares e Rádio Escola serão os outros temas que a escola abordará neste ano.
Segundo a diretora, a Banda Marcial Augusto do Anjos foi criada em 1991, com o objetivo de dar orientação e musicalidade através dos instrumentos de percussão e metais, ilustrando temas literários atuais, o que a levou ao primeiro lugar da I Copa Municipal de Bandas.
De acordo com o coordenador de Bandas, Músicas e Danças da Secretaria Municipal de Educação, Júlio César Ruffo, 20 unidades estudantis, entre públicas, particulares e filantrópicas, participam do desfile cívico de 7 de setembro, e as reuniões para a ocasião começam no final do primeiro semestre. “Durante todo o ano temos atividades, mas em junho começamos a nos preparar para o desfile do Dia da Independência”, disse.
Ao finalizar, Júlio César Ruffo destacou que algumas bandas marciais vão homenagear artistas nordestinos. “As escolas, em grande número, têm levado o nome de Luiz Gonzaga como tema das bandas, em homenagem ao seu centenário”, concluiu.
Comentários