VIDA URBANA
PMCG inicia demolição do Hospital João Ribeiro
Área onde funcionava o João Ribeiro dará lugar a um Centro de Iniciação ao Esporte, além de um parque com área verde.
Publicado em 23/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 01/06/2023 às 16:37
A Prefeitura de Campina Grande (PMCG) iniciou a demolição do prédio onde funcionava o antigo Hospital Psiquiátrico João Ribeiro, no bairro da Liberdade. A área será usada para a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com ginásios poliesportivos, pista de atletismo e equipamentos para a prática de modalidades paraolímpicas, além de um parque com área verde. O projeto está orçado em R$ 3,6 milhões e a previsão é de que será inaugurado até o final do ano.
A demolição começou no último sábado e só deve terminar no prazo de 30 dias, em um trabalho conjunto das Secretarias de Obras (Secob) e Serviços Urbanos (Sesuma).
“Encontramos uma estrutura de concreto muito antigo e por isso temos de fazer a demolição com muito cuidado para evitar acidentes. É um trabalho difícil, em uma estrutura com muitas fissuras e que está desmoronando”, informou André Agra, secretário de obras de Campina Grande.
Cerca de 30 funcionários já estão trabalhando na derrubada da estrutura, com retroescavadeiras e caçambas. O trabalho será intensificado nos próximos dias, com a chegada de equipamentos específicos.
O prédio do hospital possui cerca de 10 mil metros quadrados de área construída e será parcialmente demolido. A proposta inicial era aproveitar o prédio para abrigar a Secretaria de Saúde, o que foi descartado pela prefeitura.
“A estrutura está muito comprometida e a reforma iria custar o dobro do que a construção de um prédio novo”, explicou o secretário André Agra.
A área do total do terreno do hospital mede quatro hectares e foi desapropriada no ano passado pelo valor de R$ 4 milhões.
O espaço será usado para a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em parceria com o Ministério dos Esportes. A obra faz parte do projeto 'Legado Olímpico' e vai estar ligada aos centros nacionais de iniciação ao esporte, criados para a formação de novos atletas em diversas modalidades olímpicas a paraolímpicas.
A licitação para a contratação da construtora responsável pela obra deverá acontecer em abril e o prazo se execução será de 180 dias.
Comentários