CULTURA
Trio Irakitan interpreta boleros no projeto Seis e Meia em JP e CG
Grupo leva nostalgia ao palco do projeto Seis e Meia. Cantor Ditelles abre o show em João Pessoa e dupla Duduta e Seu Regional é a atração local em Campina Grande.
Publicado em 12/11/2008 às 10:53
Karoline Zilah
Com informações da PMJP
O projeto Seis e Meia desta quarta (12) e quinta-feira (13) será tomado pela nostalgia em João Pessoa e Campina Grande. A atração desta semana é o Trio Irakitan, que traz o repertório dos seus 58 anos de carreira. A primeira apresentação acontece na Capital, na Praça de Eventos do MAG Shopping, e conta com show de abertura do cantor e compositor campinense Ditelles. Na Serra da Borborema, a atração local é a dupla Duduta e Seu Regional, no Teatro Municipal Severino Cabral.
O grupo Trio Irakitan nasceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte em 1950 e recebeu esse nome do escritor e folclorista Câmara Cascudo. Irakitan em tupi-guarani significa "mel verde" ou, metaforicamente, "doce esperança". Há 12 anos, o Trio Irakitan é formado por Paulo Gilvan e os irmãos sergipanos Edildécio e Edilson Andrade.
O grupo já teve diversas formações e, antes de ser reconhecido no Brasil, passou três anos excursionando pela América Latina. De volta ao País em 1954, integrou o elenco da Rádio Nacional e, no mesmo ano, gravou seu primeiro LP, “Vozes e Ritmos do Trio Irakitan”. O repertório era basicamente formado por sambas-canções, boleros e música mexicana, no gênero dos "mariachis".
Nos anos 70, diversificou um pouco a área de atuação, gravando um disco de carimbó, outros de samba e de estilos variados. O grupo participou de 12 filmes e ao longo da carreira gravou 68 discos no Brasil e exterior, um dos quais ao lado do astro norte-americano Nat King Cole.
As apresentações do Seis e Meia em João Pessoa e Campina Grande acontecem a partir das 18h30. Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (estudante).
Comentários