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VIDA URBANA

Especialistas ensinam como potencializar chances de conseguir um emprego

Mesmo em tempos de crise, é importante não desanimar e usar experiências anteriores para se capacitar ainda mais. 

Publicado em 14/02/2016 às 10:00

Conseguir uma vaga de emprego está se tornando uma tarefa cada vez mais complicada, no entanto, com algumas dicas dadas por especialistas é possível potencializar suas chances de conseguir o tão almejado emprego. E mais: se as coisas não derem certo da primeira vez, não vale desanimar. Utilizar o feedback das entrevistas anteriores pode lhe tornar ainda mais capacitado para uma vaga.

De acordo com Valderi Neto, diretor de unidade da RH Brasil na Paraíba, alguns cuidados que o candidato pode ter são capazes de aumentar suas chances de conseguir um emprego: apresentar um bom currículo, ser pontual, qualificado e revelar um discurso coerente com sua prática profissional faz com que os candidatos sejam mais propensos a ocupar as vagas disponíveis.

O candidato deve ir preparado para a entrevista, o que não o impede de ser espontâneo e verdadeiro em suas respostas. "O recomendado é sempre buscar informações sobre a empresa a qual você está concorrendo à vaga, como ramos de atuação, produtos e posicionamento de mercado. Demonstrar conhecimentos e interesse pelo cargo aumentam suas chances no processo seletivo", aponta a psicóloga da RH Brasil, Priscila Cavalcante.

De acordo com ela, um dos atos mais reprováveis nos processos seletivos é a desonestidade nas informações prestadas pelo candidato. "Não esqueça que, em muitas seleções, o psicólogo responsável pelo processo deve aplicar testes e avaliações que revelarão características pessoais e profissionais do candidato. Ser honesto e coerente com o que se fala é o ato mais recomendado. Não existem perfis perfeitos, existem profissionais que enxergam seus pontos de melhoria, e buscam o aprimoramento destes, na sua vida profissional", aponta.

No caso do candidato não conseguir o emprego, no entanto, não vale se desesperar: o mais indicado, na verdade, é utilizar os feedbacks das entrevistas anteriores ao seu favor. Identificar suas falhas, repensar sua postura, seu discurso e, principalmente, avaliar suas qualificações. "Lembre-se que o mercado está cada vez mais competitivo, e as empresas cada vez mais exigentes quando buscam um novo profissional. Portanto, se você não se saiu tão bem no seu último processo seletivo, vá em busca de mais capacitação e qualificação. Estude, se aprimore, se qualifique. Seja um diferencial no mercado", aponta a psicóloga.

Veja os sete passos dados pelo consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, Celso Bazzola, para que você tenha êxito:

01. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento, isto é, trabalhe o seu network, lembrando que esse não deve ser utilizado somente nas necessidades. Assim, esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado;

02. Defina a estratégia para que possa desenvolver sua autoapresentação, de forma transparente, segura e que demonstre preparo;

03. Crie interesse por parte do entrevistador, através de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial;

04. Cuidar da imagem pessoal é tão importante quanto os demais itens, demonstram autoestima e amor próprio, pois, primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostar do que fazemos;

05. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado;

06. Conheça as empresas que tem interesse em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado;

07. Tenha transparência e autenticidade, esses pontos que atraem as empresas, portanto, não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.

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Jornal da Paraíba

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