icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Idosos preparados para vacinação contra gripe

14ª Campanha de Vacinação contra a Influenza começa neste sábado (5) e se estende até 25 de maio, a meta é vacinar 80% do público alvo.

Publicado em 04/05/2012 às 6:30


Grande vilão da saúde dos idosos com mais de 60 anos, gestantes e crianças com idade de seis meses a dois anos, a gripe causada pelos vírus H1N1 e Influenza pode ser combatida preventivamente com vacinação. Dentro do grupo que precisa de proteção, a aposentada Maria Minervina da Conceição, 75 anos, disse que já está com o cartão de vacinação nas mãos, aguardando apenas o início da campanha de combate à gripe, que começa amanhã.

Mesmo com uma saúde de 'ferro', como ela mesmo brinca, a idosa argumenta que é importante não se descuidar, para não ficar doente, ainda mais por um mal que pode ser combatido.

“Tomo todos os anos a vacina contra a gripe, há uns nove anos, e pelo visto está dando resultado porque minha saúde está 100%.

Não tomo nenhum complemento, como vitamina C”, afirma.

A 14ª Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece entre os dia 5 e 25 deste mês em todo o país. A novidade deste ano é que mais um grupo prioritário foi introduzido pelo Ministério da Saúde (MS): as pessoas privadas de liberdade, que serão vacinadas após o dia 25. Na Paraíba, a meta é vacinar 80% das 638.943 pessoas prioritárias, sendo apenas na capital 88 mil pessoas.

Em todo o Estado, mais de mil postos de saúde estarão aplicando as vacinas. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) irá disponibilizar 240 postos de vacinação. Segundo a responsável técnica pela seção de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas, a meta é vacinar 80% do público.

Cerca de 1.200 profissionais vão trabalhar durante a campanha.

“Todas as 180 Unidades de Saúde da Família (USF) da capital estão participando da campanha. Nosso objetivo é reduzir a morbimortalidade relacionada às infecções respiratórias nestes grupos, que são mais frágeis”, destacou Chiara Dantas.

A SMS também organizou uma estratégia de vacinação aos profissionais que trabalham na área de Saúde, que será realizada na rede hospitalar municipal a partir do dia 5. As crianças de 6 meses a menos de 2 anos de idade receberão duas doses, uma no período de vacinação e outra 30 dias após a primeira dose. Já os adultos receberão duas doses em uma única aplicação.

As pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa a ovo e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina, não podem ser imunizadas. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também não devem receber doses subsequentes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp