EDUCAÇÃO
Paraibana recebe prêmio de Dilma Rousseff
Sâmara Íris de Lima Santos, estudante da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o terceiro lugar na categoria 'Estudante de Ensino Superior'.
Publicado em 07/12/2011 às 8:00
A 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que comemora em 2011 seus 30 anos de existência, contemplou ontem estudantes de seis Estados brasileiros. A paraibana Sâmara Íris de Lima Santos, estudante da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o terceiro lugar na categoria 'Estudante de Ensino Superior'. A entrega do prêmio aconteceu em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
Ao todo, nove jovens pesquisadores foram contemplados e duas instituições foram agraciadas com o prêmio na categoria Mérito Institucional e ainda teve um homenageado na categoria menção honrosa.
O tema do prêmio deste ano foi 'Cidades Sustentáveis' e as linhas de pesquisa abordaram questões ligadas à sustentabilidade nas metrópoles, como planejamento urbano e qualidade de vida, gestão de águas e resíduos, políticas de mobilidade, agricultura urbana e impactos de mudanças climáticas. Nesta 25ª edição, 2.321 trabalhos foram inscritos, um crescimento de 7% em relação ao ano passado, quando já havia superado os números dos anos anteriores, e ofereceu R$ 600 mil em prêmios.
Outra novidade do prêmio foi o 'kit pedagógico', voltado para professores do ensino médio e criado para estimular o diálogo sobre o tema desta edição em sala de aula. O assunto foi apresentado e discutido em onze oficinas ministradas por educadores formados especialmente para essa função, em dez Estados brasileiros.
Comentários