icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

João Pessoa no ranking das ‘50 Cidades mais inteligentes’ do Brasil

A apresentação detalhada desse levantamento será realizada nesta quinta-feira (28) em Recife.

Publicado em 27/04/2016 às 10:54

João Pessoa ocupa o terceiro lugar no Nordeste e o 29º em todo o país entre as 50 cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento sob o ponto de vista da sustentabilidade econômica, da promoção da qualidade de vida e da preservação do meio ambiente. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27) pela consultoria Urban Systems, que elaborou um ranking das Cidades Inteligentes em parceria com a Sator, idealizadora do projeto Connected Smart Cities, que avaliou 700 municípios em 2015 para listar as 50 mais bem posicionadas em indicadores que incluem ainda as áreas de Saúde, Educação e Mobilidade Humana.
“O ranking foi elaborado com base em 70 indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade e permitem um mapeamento das oportunidades de cada município para se transformar em uma cidade inteligente, a partir de 11 setores”, diz Thomas Assumpção, presidente da Urban Systems. Ainda segundo a consultoria, João Pessoa foi destaque em Meio Ambiente (9º lugar), Saúde (12º), Mobilidade (38º), Educação (43º), Inovação e Tecnologia (46º). Nacionalmente, o Rio de Janeiro foi a primeira colocada e Recife ficou em 10º lugar. Das cidades nordestinas relacionadas entre as 50 Mais Inteligentes encontram-se Fortaleza (segunda na região e 18ª colocada em todo o país) e, depois da capital paraibana, aparecem Salvador (31º lugar), Aracaju (33º) e Teresina (35º).
“O ranking começou a ser construído em 2014 quando foram mapeadas as principais publicações nacionais e internacionais sobre o tema cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis. Com base nestes estudos, foram elencados cerca de 300 indicadores, que deram origem à seleção final de 70 passíveis de mensuração nas cidades brasileiras. A partir daí, estes 70 indicadores foram aplicados em banco de dados de organismos mundiais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aneel e Ministério da Justiça, entre outros”, explica nota da consultoria.

A apresentação detalhada desse levantamento será realizada nesta quinta-feira (28) em Recife, no auditório do Banco Central (Rua da Aurora, 1259, Boa Vista), sede da Edição Nordeste Connected Smart Cities. Os apresentadores do ranking pretendem debater e traçar com os demais participantes um panorama do desenvolvimento de cidades e discutir soluções para a região. O evento tem apoio da Prefeitura do Recife e do Cesar – Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife. Deve reunir prefeitos, secretários de estado e especialistas. Paula Faria, diretora executiva da Sator, diz que esse encontro “é o ponto de partida para investimentos em desenvolvimento nos setores básicos das cidades, como mobilidade, segurança, governo, meio ambiente, urbanismo, economia e qualidade de vida”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp