CULTURA
A Paraíba no 'The Voice'
A paraibana de nascimento, Lucy Alves, e a de coração, Bruna Borges, comentam a participação no programa de talentos.
Publicado em 12/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 17:52
“Sua primeira voz foi a sanfona”, disse Carlinhos Brown depois de ter virado a cadeira para Lucy Alves, que se apresentou no The Voice Brasil, na última quinta-feira.
Foi com a canção ‘Que nem jiló’ (Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira) que a cantora paraibana e vocalista do Clã Brasil também conseguiu fazer com que Lulu Santos virasse a cadeira.
Mas, entre os dois, a pessoense escolheu o time do nordestino, Carlinhos.
“Foi uma das experiências mais diferentes que eu vivi até hoje.
Desde criança enfrento os palcos, mas dessa vez não consegui segurar a emoção. Fiquei muito nervosa”, revelou Lucy em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA.
Mas quando ela soltou o primeiro som da sanfona, os jurados já se impressionaram. E assim que cantou “Se a gente lembra só por lembrar...” Carlinhos Brown apertou o botão.
A música foi uma escolha conjunta com a produção do programa, que viu um vídeo de Lucy cantando ‘Que nem jiló’ pelas ruas de Paris, enquanto estava em turnê em homenagem a Luiz Gonzaga com Alceu Valença.
Para Lucy, a escolha da música não poderia ter sido melhor. “É uma canção que eu tenho muito apreço. Ela tem uma temática maravilhosa, fala de amor”, comenta.
A ideia de tocar com a sanfona foi dela mesma. “Desde a audição regional, em Recife, fui com a sanfona”. Até a produção ficou surpresa com o instrumento inusitado. Quando Lucy falou o que ia tocar, repetiram sem entender: “Sanfona?”. A cantora explica que o acordeom faz parte de suas características musicais. “É uma coisa que faz parte da minha identidade e eu queria chegar lá sendo Lucy”, explicou.
A paraibana toca sanfona desde os 16 anos, mas iniciou na música cedo. “Comecei tocando violino, estudei um pouco de piano, mas com a criação do Clã, comecei a tocar sanfona. E fui me apaixonando. Agora ela faz parte de mim”.
Depois de estudar na escola de música Antenor Navarro, Lucy decidiu levar o dom musical ao nível superior. Hoje é bacharel em Canto pela UFPB.
A cantora revelou que escolher Carlinhos Brown já era uma vontade. “Ele é um cara universal. Tenho muito a aprender”, afirmou. Lucy também conta que ficou surpresa quando Lulu Santos virou a cadeira. “Não esperava que ele virasse”, afirma.
Para a próxima apresentação, Lulu fez um pedido a Lucy: cantar sem sanfona. “Acho que ele chegou a pensar que a sanfona me atrapalhou, pois eu estava muito nervosa e acho que isso deu para notar”.
DE PERNAMBUCO
Do mesmo 'The Voice Brasil' que se apresentou Lucy Alves, soltou a voz Bruna Borges. A cantora é pernambucana, mas afirmou à reportagem que é paraibana de coração. E em homenagem à Paraíba, Bruna cantou a música ‘Nada por mim’, do paraibano Herbert Viana (em parceria com Paula Toller).
A escolha do repertório foi conjunta com a produção do programa. Com essa música, Bruna conseguiu ficar no time de Lulu Santos.
O jurado explicou que virou a cadeira porque a música o tocava e também porque a voz de Bruna não foi caricatural. “Me comoveu muito ele falar que a música o toca e ele dizer que a minha voz o encantou. Foi ótimo. Não vejo a hora de reencontrá-lo”, conta Bruna, empolgada.
A pernambucana afirma que foi sem nenhuma expectativa para a audição. “Eu sei que muita coisa conta lá: nervosismo, música.
Mas só o fato de chegar lá e cantar já seria lucro. Foi bom ir sem expectativa para aguentar o que viesse”. Ela afirmou que foi uma surpresa Lulu ter virado a cadeira.
Bruna vive com a música desde pequena. "Minha família é muito musical. Não conheço uma pessoa que sabe mais de música que meu pai. Para mim, ele é uma referência muito grande. ".
Comentários