CULTURA
Espetáculo de dança estreia hoje em JP
Morada do Equilibrio permanece em cartaz até domingo, no Teatro Santa Roza.
Publicado em 21/10/2011 às 6:30
Diretora de Morada, espetáculo de dança que estreia hoje, às 20h, em João Pessoa, e permanece em cartaz até domingo no Teatro Santa Roza, Sabrina Casado já fazia balé clássico quando sofreu os problemas que ocasionaram sua perda de visão.
"Minha carreira brotou da vontade de ser julgada não pela minha deficiência, mas por meu desempenho no palco", afirma Casado, que dirige e integra um corpo de quatro bailarinos que apresenta a nova performance da Equilíbrio Cia. de Dança, grupo fundado em 2007.
"Comecei a ir a ambientes frequentados por pessoas com deficiência e elas só interagiam entre si. Quis ganhar novos espaços, participar dos eventos sociais como o resto do mundo", relata a bailarina, que teve o projeto de Morada aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).
"Será importante o espetáculo ter uma carreira independente dos eventos voltados exclusivamente para deficientes visuais", avalia a diretora. "Na minha opinião, tais eventos não promovem a nossa inclusão social, mas reforçam a nossa exclusão, isso sim".
Morada segue os passos de três bailarinas e um bailarino pelos cômodos de uma casa, fazendo um inventário de costumes familiares ao longo deste percurso. Além de Casado, estão em cena Maria Morais, Sérgio Nazza e Thaís Ribeiro. A coreografia é de Elias Miguel.
Comentários