icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Sesi leva cultura ao São João

Para difundir a cultura popular nordestina, Casa da Cultura Sesi se instala no Parque do Povo durante 30 dias.

Publicado em 12/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 12:27

Junho é o mês do arrasta-pé, comidas de milho e muitos fogos de artifícios, mas também é o quinto ano consecutivo que a Casa da Cultura Sesi, por 30 dias, se instala no Parque do Povo, em Campina Grande, com o objetivo de apoiar e contribuir para a disseminação da cultura popular nordestina. “Há cinco anos, o Sesi está inserido no contexto do Maior São João do Mundo, contribuindo, através de um trabalho educativo-pedagógico-cultural, e exaltando o patrimônio histórico da cidade”, completou a superintendente do Sesi-PB, Claudete Leitão.

Para a edição 2015, são esperadas mais de 20 mil pessoas. O tema deste ano é “Arraiá do Conhecimento – Cinema para Todos", e enaltece o patrimônio histórico da Rainha da Borborema, como também valoriza escritores e cineastas nordestinos. A estrutura ocupa uma área de 3.200 metros. No local, foram reproduzidas as principais réplicas da cultura da cidade nos meados de 1930.

Um dos pontos boêmios da cidade era o ‘Cine-Theatro Capitólio', que funcionava no cruzamento das ruas Floriano Peixoto e Irineu Joffily. Além da exibição cinematográfica, o Capitólio era o palco dos grandes eventos teatrais, festas sociais, políticas e culturais da época. Na réplica, terá exibições de filmes enaltecendo escritores e cineastas, com exibições de curtas e longas-metragens com a temática regional.

O tradicional Abrigo Maringá, que era situado na Praça Clementino Procópio, no centro da cidade, também não podia ficar de fora. No local, serão mais de 1.500 horas de forró, com 62 artistas se apresentando em 54 ocasiões. Outro monumento famoso na época foi o relógio ‘Tô Doidão’, símbolo dos anos 70. Ele era localizado quase em frente da hoje Casa do Colegial, e levava esse apelido porque quase nunca sua hora estava correta. Época da música de Reginaldo Rossi, "Tô Doidão".
Além disso, a Casa da Cultura Sesi conta com o famoso pau de sebo, além das atrações: casamento matuto e trio de forró; cortejo junino pelas principais ruas do Parque do Povo, com a participação de trio de forró, quadrilhas convidadas, grupos folclóricos, artistas e colaboradores do Sesi, além de contações de histórias, enaltecendo a Rainha do Xaxado, Marinês.

Outro momento importante realizado pelo Sesi no Maior São João do Mundo foi o lançamento oficial do Livro da Cultura, que conta a sua trajetória de 10 anos de Coordenação da Cultura, contribuindo para o acesso dos bens culturais de identidade regional à indústria paraibana.

A Casa da Cultura está localizada ao lado da catedral, no Parque do Povo e estará aberta à visitação pública de terça a quinta-feira. Nas sextas, sábados e domingos haverá a exibição de filmes culturais, shows com trios de forró e artistas convidados.

VEJA LISTA DOS FILMES QUE SERÃO EXIBIDOS PELO SESI

Dias 12, 13 e 14
- Cancha – Antigamente era mais moderno – de Luciano Mariz (doc)

- Essas senhoras – de Gláucio Souza (doc)

- Peregrinos – de Adeilton Costa (doc)

Dias 19, 20 e 21
- O Bolo – de Taciano Valério (fic)

- Antoninha – de Laércio Filho (fic)

- Capela – de Ramon Batista ( doc)

Dias 26, 27 e 28
- A alma das ruas – de Jaime Guimarães (doc)

- Sophia – de Kennel Rógis (fic)

- Camelos do Ingá – de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys (doc)

Dias 3, 4 e 5
- Biliu, o maior carrego do Brasil – de Lau Barbosa (doc)

- O Reinado encantado de Caiana – de Ítalo Jones Marinho (doc)

- No ventre da poesia – de Karla Christine e Carlos Mosca (doc)

PROJETO DÁ ACESSO AOS BENS CULTURAIS
O Sesi da Paraíba se destaca em suas ações com relação à cultura. Com o projeto Sesi Cultura e Tradição da Paraíba, a entidade promove o acesso do trabalhador aos bens culturais, oferecendo várias atividades como oficinas de músicas regionais, danças populares e confecção de adereços. A instituição tem forte atuação no fomento e difusão dos valores tradicionais da cultura regional.

Para a coordenadora de Cultura do Sesi, Diana Uchôa, as atividades desenvolvidas têm o objetivo de dar oportunidade à indústria de se engajar com a identidade cultural da Paraíba. “Queremos disseminar e educar através da identidade cultural do nosso Estado”, disse.

Além dessas ações, o Projeto Sesi Cultura e Tradição da Paraíba também promove uma série de pesquisa sobre a cultura regional, exposições culturais nas escolas do Sesi e empresa paraibanas e ainda o forró do industriário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp