POLÍTICA
Vereador diz que problemas da Funesc não impedem o Fenart
Bira (PSB) disse que vai encaminhar requerimentos ao governador José Maranhão e a Maurício Burity solicitando que festival seja realizado em outros espaços de lazer.
Publicado em 08/06/2009 às 11:39
Karoline Zilah
Pouco mais de uma semana após assumir a presidência da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Maurício Burity anunciou que não seria possível promover o Festival Nacional de Artes (Fenart) este ano. Questionando o posicionamento, nesta segunda-feira (8) o vereador Ubiratan Pereira (PSB) cobrou do Governo do Estado a realização da 13ª edição do festival.
Bira anunciou que na terça-feira (9) fará um pronunciamento no plenário da Câmara Municipal e encaminhará requerimentos para o governador José Maranhão (PMDB) e para Maurício Burity, solicitando que o festival se concretize este ano e se disponibilizando a ajudar a solucionar o impasse.
O vereador informou que participou de uma reunião no último sábado com representantes do segmento cultural para discutir a formação do Conselho Municipal de Cultura. Na ocasião, os artistas e produtores culturais teriam demonstrado preocupação com o fato e destacaram a necessidade de discutir alternativas para garantir a realização do Fenart.
De acordo com o vereador Bira, o sucateamento do Espaço Cultural é um problema antigo e que necessita de investimento do governo do Estado, mas a não realização do festival comprometeria os anseios do movimento cultural e da sociedade paraibana.
“Isso é um retrocesso. O Fenart já está consolidado no calendário cultural do Estado e sempre demonstrou ser um espaço de aglutinação das mais diversas expressões culturais, trazendo nomes importantes do cenário nacional, além de potencializar artistas locais. Os problemas de estrutura física não podem inviabilizar o evento e a continuidade é fundamental para a imagem do festival”, criticou.
Bira sugeriu que o Governo do Estado tente viabilizar com instituições e outros segmentos formas de realizar o Fenart de maneira descentralizada, envolvendo outros espaços e equipamentos culturais. Ele acrescentou que com isso o Fenart não sairá do calendário de eventos da cidade de João Pessoa.
“Se existem dificuldades, entendo que devem ser colocadas na mesa para que possamos envolver outras instituições numa união de esforços para manter a realização do festival sem que haja prejuízos com a qualidade de sua programação”, finalizou.
Comentários