icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Hemocentro convoca doadores para garantir estoque de sangue no fim de ano

Segundo a assistente social do Hemocentro, atualmente o estoque de sangue é regular. A intenção é manter um estoque seguro neste fim de ano.

Publicado em 14/12/2010 às 16:52

Da Redação
Com Secom-PB


Com a chegada do final do ano, a tendência é de que haja uma queda no número de doações de sangue, porque muitas pessoas viajam devido às festas natalinas e às férias escolares dos filhos. Em contrapartida, a demanda aumenta neste período em razão do aumento dos acidentes. Para evitar que o estoque fique comprometido, o Hemocentro da Paraíba está fazendo um apelo aos doadores para que, antes de viajarem de férias, procurem o hemocentro para fazer a sua doação de sangue. A assistente social do Hemocentro, Lindalva Brito, explicou que o estoque está regular e, para mantê-lo, é preciso que os doadores não se esqueçam de fazer a sua doação.

Além de fazer o chamamento para os doadores, principalmente àqueles que sempre viajam no fim de ano, o Hemocentro está realizando palestras educativas nas empresas, com o objetivo de sensibilizar e mostrar para os funcionários a importância de se doar sangue. Nos dias 1º e 2 de dezembro, a equipe de assistentes sociais do Hemocentro esteve na empresa PBGás e nesta terça-feira (14) a palestra aconteceu para funcionários da gráfica Santa Marta, no Distrito Industrial de João Pessoa.

Outra estratégica utilizada pelo Hemocentro para garantir o estoque de sangue são as coletas externas, que vêm sendo realizadas todos os meses, sempre às quartas-feiras e algumas vezes aos sábados. A cada coleta externa podem ser feitas até sessenta doações de sangue.

Lindalva Brito explicou que muitas vezes são as próprias empresas, instituições e órgãos públicos e privados que ligam para o Hemocentro e solicitam a coleta externa de sangue. "Mas, quando isso não acontece, a gente mesmo se encarrega de fazer esses contatos e oferecer o serviço”, disse. O telefone para solicitar coleta externa de sangue é o 3218-7698.

Requisitos

Para ser doador, é preciso que as pessoas tenham de 18 a 65 anos, com peso acima de 50kg, que não estejam tomando remédio controlado, não tenham ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estejam gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros, que garantam a qualidade do sangue coletado.

Hemorrede

Os dois Hemocentros estão localizados nas cidades de João Pessoa e Campina Grande e os dez hemonúcleos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha. Os tipos sanguíneos mais procurados são A+ e O+, enquanto que o tipo mais difícil de obter é o AB-, pois apenas 0,3% da população possuem esta tipagem.

Balanço

A Hemorrede do Estado, formada por um Hemocentro Coordenador e um Hemocentro Regional e onze hemonúcleos, realizou em menos de dois anos (de janeiro de 2009 a outubro de 2010) 122.774 coletas de sangue. Somente o Hemocentro de João Pessoa foi responsável pela coleta de 53.517 bolsas e o de Campina Grande por 34.597. A Hemorrede recebe mensalmente em média sete mil doações de sangue, o que é suficiente para atender a demanda dos hospitais públicos e privados da Paraíba, durante um mês.

A coordenadora do setor de Fracionamento do Hemocentro, Rosângela Carneiro, afirmou que o número de doadores da Hemorrede tem alcançado um bom índice para o atendimento hospitalar. “Mas a demanda sempre tem aumentado e por isso precisamos sempre do apoio da sociedade para que o estoque de sangue não venha a sofrer uma queda e assim comprometer a assistência da rede hospitalar pública e privada”, avaliou Rosângela.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp