VIDA URBANA
HU de João Pessoa reduz em quase 30% atendimentos ambulatoriais
Hospital tem redução no quadro de pessoal em janeiro, mas direção diz que queda em atendimentos é por conta de procura menor.
Publicado em 05/01/2016 às 8:00
Os atendimentos ambulatoriais do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, deverão reduzir em aproximadamente 30% no mês de janeiro. A unidade hospitalar chega a realizar até 15 mil atendimentos por mês no ambulatório, mas em janeiro, com a redução, deverão ser atendidas cerca de 12 mil pessoas, três mil a menos. Segundo o gerente administrativo do hospital, Alberto Palmeira, essa redução não acontece devido à redução no quadro de pessoal, que ele admite acontecer, mas por conta de diminuição na procura dos serviços por parte da população.
Ao todo, já estão marcadas para este mês de janeiro 7.380 consultas enquanto outras 4 mil estão abertas à espera de marcações. Esse número, conforme Palmeira, representa que a oferta hoje ainda é maior do que a procura, o que ele revela ser comum no mês de janeiro, que ele caracteriza como atípico.
“Geralmente janeiro é um mês em que há uma diminuição na procura. Muita gente viaja, entra de férias, e não faz essa marcação, assim como a regulação também não o faz. Apesar dessa diminuição na procura, que eu observo desde que trabalhava em outros hospitais, não fizemos nenhum programa de diminuição, nem vamos paralisar nenhum serviço”, assegurou.
Em anos anteriores, conforme Palmeira, a situação era diferente. “Antes reduzíamos as atividades, inclusive quando tinha greve paralisávamos totalmente o ambulatório, mas não estamos fazendo mais isso. Decidimos não diminuir as atividades pensando, em primeiro lugar, nos pacientes”, afirmou, reconhecendo que a capacidade de atendimento reduz um pouco devido aos docentes e médicos que estão de férias. “Temos alguns profissionais docentes de recesso e outros de férias. Janeiro e julho geralmente são meses procurados para férias, mas isso não compromete as nossas atividades, que acontecem normalmente”, garantiu.
Ele destacou que os atendimentos do HU são prioritariamente de consultas de média e alta complexidade. “Os HUs são responsáveis pelos atendimentos de média e alta complexidade, mas às vezes acabam chegando casos que não eram para chegar. Cerca de 85% dos nossos atendimentos são regulados, mas também tem a demanda espontânea”, destacou, reiterando que o serviço clínico, as internações e cirurgias não diminuíram, a redução foi na parte ambulatorial.
NORMALIDADE
E quem se dirigiu ao Hospital Universitário Lauro Wanderley na manhã de ontem revelou não ter sentido problema com as férias de funcionários. A agricultora Nigerce Lima veio da cidade de Itabaiana para realizar uma consulta de acompanhamento, pois tem um nódulo na tireoide. Além de ser atendida, ainda conseguiu agendar uma consulta para sua amiga para amanhã. “Eu não tenho do que reclamar. Realmente seria horrível se a gente tivesse dado a viagem perdida, mas não aconteceu. E foi melhor do que a gente imaginava, graças a Deus”, comemorou.
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