POLÍTICA
Estudantes lotam AL e deputados aprovam convocação de secretário
Alunos fazem protesto e ocupam a Assembleia Legislativa para reivindicar eleições rápidas nas escolas. Secretário de Educação vai ter que explicar exonerações de diretores.
Publicado em 15/06/2011 às 11:00
Da Redação
Os deputados aprovaram por unanimidade o requerimento que convoca o secretário de Estadual da Educação, Afonso Scocuglia, para dar explicações sobre as demissões dos diretores das escolas Lyceu Paraibano, Olivina Olívia e Instituto de Educação da Paraíba (IEP). O documento é de autoria do deputado Gervásio Maia (PMDB).
Cerca de 300 estudantes lotaram as galerias da Assembleia nesta quarta-feira (15) para pedir apoio aos deputados na negociação do assunto com o governador. Eles acusam Ricardo Coutinho de tirar arbitrariamente os diretores das escolas e reivindicam a volta dos antigos diretores ou novas eleições o mais rápido possível.
Durante a sessão uma comissão formada por cinco estudantes fizeram o uso da palavra. “Precisamos da eleição o mais rápido possível. Não é chegando e tirando o diretor do seu cargo que o governo vai prestar uma melhor educação. Isso é uma ato de tirania”, disse a estudante Marília França representante da União Brasieleira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
No caso específico do Lyceu, os alunos alegam que o diretor Abraão Alves de Carvalho teria sido exonerado por perseguição política, depois que se envolveu em discussão sobre a lista de fantasmas que vazou no mês passado.
Os assuntos devem ser debatidos ainda nesta quarta-feira (15) em uma reunião na Secretaria de Educação do Estado.
Comentários