icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Atraso na distribuição de remédios preocupa

Além do atraso na entrega dos medicamentos, idosos, por exemplo, reclamam do tempo de espera na fila.

Publicado em 02/09/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 15:48

O atraso na distribuição dos medicamentos pelo Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional (Cedmex) de Campina Grande tem preocupado os usuários que recebem mensalmente de forma gratuita a medicação para realização de tratamentos e controle de doenças. Além do atraso na entrega dos medicamentos, idosos, por exemplo, reclamam do tempo de espera na fila.

Paulo Sales, 70 anos, sofre de Alzheimer e mensalmente vai até a unidade do Cedmex para receber o medicamento Eranz (10mg), que custaria em média o valor de R$ 500,00 se fosse comprado em uma farmácia. Segundo ele, os casos de atrasos na entrega de medicamentos costumam ser constantes.

“Cheguei a ficar 3 meses sem receber o medicamento, inclusive fui ao Ministério Público relatar o problema. O último atraso aconteceu em junho deste ano, depois só recebi no mês de agosto”, disse.

O idoso disse ainda que o atraso prejudica a continuidade do tratamento. “Esse atraso prejudica o tratamento porque nem sempre temos condições de comprar a medicação, por isso me preocupo. Outro problema é o tempo que esperamos na fila, outro dia eu cheguei e esperei mais de duzentas pessoas serem atendidas”, comentou.

De acordo com a coordenadora do Cedmex em Campina Grande, Ana Maria Martins, o atraso aconteceu em detrimento do processo de licitação para compra de novos medicamentos. “Devido ao processo de licitação para compra de medicamentos, alguns dos remédios acabaram faltando, entretanto, foram casos específicos que já foram solucionados. Todo o processo de entrega de cada medicamento é criteriosamente monitorado pelo Ministério da Saúde, inclusive, cada usuário tem o agendamento do dia para vir à unidade e receber medicação”, disse.

Em relação aos casos do tempo de espera de idosos na fila, a coordenadora ressaltou que a maioria dos usuários são idosos, o que não permite a condição de preferência, uma vez que todos possuem do mesmo direito. “A maioria dos usuários que são beneficiados com o recebimento dos medicamentos são idosos, contudo, o atendimento é normal e acontece a partir da distribuição de fichas”, comentou.

O Cedmex realiza diariamente a distribuição de medicamentos especiais para usuários que sofrem com doenças de Mal de Parkinson, renal crônica, asma, esclerose múltipla, e outras. Por mês, é atendida uma média de 12 mil usuários.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp