VIDA URBANA
Undime discute prestação de contas com secretários
Encontro tem como tema “Orientações para a Gestão 2017/2020”.
Publicado em 26/01/2017 às 15:50
O I Encontro da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PB) para Dirigentes Municipais de Educação da Paraíba, tendo como tema central “Orientações para a Gestão 2017/2020”, está reunindo representantes de todos os municípios do Estado, no Teatro Municipal Severino Cabral, Campina Grande.
A secretária de Educação campinense e presidente da Undime/PB, Iolanda Barbosa, disse que a principal meta do evento é fortalecer a educação pública na Paraíba, reunindo, num mesmo encontro, autoridades dos entes administrativos municipais, estaduais e federais.
De acordo com ela, a Undime está preocupada com os 100 primeiros dias de gestão e pelo fato de que houve a renovação de mais de 60% dos secretários municipais. “Por tudo isso, a Undime cumpre o seu papel de prestar apoio técnico quanto à reorganização, prestação de contas e outros detalhes fundamentais para o bom desenvolvimento de projetos ou ações no campo educacional. Daí a importância deste tipo de evento para a troca de experiências entre os educadores de todas as regiões da Paraíba”, afirmou.
Estado
Por sua vez, o secretário estadual da Educação, Aléssio Trindade, considera fundamental o evento realizado em Campina Grande para o fortalecimento do pacto entre o Estado e os municípios paraibanos em prol da educação. Ele elogiou a organização do encontro, pois reuniu num mesmo espaço os educadores de todas as regiões da Paraíba, possibilitando o diálogo aberto e a troca de experiência para que sejam encontradas saídas para o desenvolvimento educacional paraibano.
Piso
O encontro foi aberto pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. Também estiveram na mesa dos trabalhos o representante regional da Controladoria Geral da União (CGU), Gabriel Aragão e o vice-reitor da UEPB, Flávio Romero.
Romero Rodrigues destacou, em sua saudação, as perspectivas para este ano no segmento da educação básica. Ele afirmou que a educação em Campina Grande avançará ainda mais em 2017, pois haverá a implantação de mais uma inovação na Rede Municipal de Ensino, que é a futura escola bilíngue e de tempo integral, a ser implantada no bairro do Pedregal.
O prefeito reafirmou o seu compromisso em pagar o reajuste ao magistério público, conforme o piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação em 2017. “Quero implantar o reajuste
conforme estabelecido em nível nacional. Mas, para tanto, precisamos estudar a data para se pagar o reajuste do piso este ano, tudo dentro dos rigores da programação orçamentária e financeira da PMCG”, destacou Romero.
Comentários