icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Padre realiza trabalho voluntário com fitoterapia e homeopatia

 Padre José Benedito realiza trabalho voluntário com fitoterapia e a ho-meopatia na paróquia do Ligeiro

Publicado em 26/07/2015 às 14:00

Viver o sacerdócio foi a escolha feita pelo padre José Benedito dos Reis, 50 anos, ao decidir que seguiria a vocação de padre. No entanto, a sua dedicação aos fiéis não ficou restrita à administração dos sacramentos e anúncio da palavra de Deus. Ao mesmo tempo em que ele é o administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro do Ligeiro, da cidade de Queimadas, localizada no Agreste paraibano, paralelamente desenvolve trabalhos com a medicina alternativa de forma voluntária, atendendo as pessoas que o procuram em busca de curar os males que afetam o corpo, a mente e o espírito.

O salão paroquial, destinado para realizar as reuniões da igreja, se transformou também na sala de atendimento aos pacientes, e os livros religiosos passaram a dividir espaço com literatura da medicina alternativa. Padre José Benedito fala que não exige nenhuma remuneração em troca dos seus serviços, mas há pessoas que insistem em gratificá-lo após serem curadas e o dinheiro recebido acaba sendo direcionado para os projetos sociais da igreja.

Segundo ele, a fitoterapia e a homeopatia curam qualquer tipo de doença, desde dores na coluna a problemas como depressão e timidez, por exemplo. Ele explica que a fitoterapia consiste na utilização de plantas medicinais para o tratamento das doenças e a homeopatia envolve a produção de medicamentos capazes de estimular o organismo a reagir contra as enfermidades.

O interesse pela medicina alternativa surgiu quando o padre trabalhava no Sertão baiano e percebeu a necessidade de ajudar a população carente do lugar a ter qualidade de vida. E foi através da fitoterapia e da homeopatia que ele conseguiu oferecer uma assistência maior para essas pessoas. “Nós trabalhávamos em uma região muito pobre e encontramos na fitoterapia e na homeopatia uma maneira de melhorar a vida delas. Demos início ao trabalho com a medicina alternativa e percebemos que ela deu um complemento na saúde das pessoas”, comentou o padre, que é graduado em Filosofia e Teologia, especializado em homeopatia popular e está concluindo o mestrado na mesma área.

Ele é de Minas Gerais, mas desde 2008 está morando no Ligeiro e foi nesse lugar onde os trabalhos com a medicina alternativa foram intensificados. Como é um representante da Igreja Católica e lida com a cura de doenças, o padre conta que existe a preocupação em desmistificar a ideia de que o que ele faz é uma espécie de curandeirismo. “É claro que a fitoterapia e a homeopatia têm uma relação direta com as questões espirituais, porque quando se tem fé e se acredita que pode sair daquela situação de doente, a cura acontece com uma facilidade maior. Mas é preciso deixar evidente que elas são ciências e tudo o que fazemos é baseado em estudos”, frisou.

O trabalho desenvolvido pelo padre José Benedito é visto com bons olhos pelo bispo diocesano de Campina Grande, dom Manoel Delson, que apoia a iniciativa. “Em comunidades mais simples como a saúde pública está muito problemática, há muitas dificuldades para as camadas mais podres da população, e a medicina alternativa e popular socorre um pouco nessas horas. Os padres que trabalham nas comunidades mais simples acabam vendo as carências do povo e se dedicando mais intensamente a ele, em uma troca de experiências que é sempre muito válida”, enfatizou. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp