POLÍTICA
Cartaxo participa da reabertura dos trabalhos na CMJP
Novidade na volta das atividades na Câmara Municipal é o ingresso do vereador Raoni Mendes (PDT) na bancada de oposição.
Publicado em 29/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:14
Com a presença confirmada do prefeito Luciano Cartaxo (PT), a Câmara Municipal de João Pessoa realiza hoje, a partir das 9h30, a sessão de reabertura dos trabalhos legislativos. Na mensagem que será lida no início dos trabalhos, ele fará uma prestação de contas do seu primeiro ano de governo, enfatizando a necessidade das parcerias com os governos federal e estadual.“Em sua fala o prefeito deve enfatizar que vai continuar cuidando da cidade de João Pessoa e que quer parceria para isso”, disse uma fonte do governo.
A novidade na volta das atividades na Câmara Municipal é o ingresso do vereador Raoni Mendes (PDT) na bancada de oposição, que passa a contar com quatro vereadores contra 23 da base governista. Houve mudanças também na liderança da bancada de oposição. Este ano o cargo será ocupado pelo vereador Lucas de Brito (DEM). Mesmo em desvantagem numérica, ele acredita que a oposição conseguirá fazer um bom trabalho. “Nós vamos criar um calendário de debates temáticos dentro da Câmara”, afirmou o parlamentar, que trabalha com a perspectiva de atrair outros vereadores para a oposição.
Lucas de Brito disse que além das atividades em plenário a oposição deverá ajuizar ações na Justiça contra a gestão do prefeito Luciano Cartaxo. “Vamos judicializar algumas questões dentro da prefeitura”. Ele pretende também manter diálogo com os órgãos de controle como Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual. “Faremos uma oposição construtiva, propositiva e responsável”, destacou.
Já o líder do governo, vereador Bira (PT), disse que a bancada da situação está unida e coesa para os embates que serão travados ao longo do ano. “Nós realizamos uma reunião da bancada com o prefeito e na ocasião ele fez um resumo de todas as ações realizadas em 2013 e uma projeção de algumas ações que virão em 2014, como também a necessidade de aumentar a harmonia da nossa bancada”, afirmou.
Para o presidente da Casa, vereador Durval Lira (PP), 2014 será um ano atípico por conta da Copa do Mundo e das eleições gerais. “Acredito que esses eventos não atrapalharão as atividades da Câmara”, afirmou. A sua expectativa é de contar com uma maior participação da população no dia a dia dos vereadores. “Acredito que a população vai se aproximar mais da Casa e convido a todos para que possamos discutir juntos as questões em benefício de nossa cidade”.
PARTIDO SOLIDARIEDADE RECUA E MANTÉM APOIO AO PREFEITO DE JP
Os vereadores do partido Solidariedade recuaram da decisão de romper com o prefeito Luciano Cartaxo. A bancada na Câmara Municipal é composta dos vereadores João Almeida, Felipe Leitão, Professor Gabriel e Marmuthe Cavalcanti. Eles haviam dado um prazo até o final deste mês para o prefeito nomear um representante do partido para uma secretaria. A nomeação não saiu, mas eles não tiveram coragem de romper.
Segundo o presidente estadual do partido, o deputado federal Benjamin Maranhão, os vereadores vão continuar votando as matérias do governo. Ele disse que faltou vontade política do prefeito Luciano Cartaxo para contemplar o partido com um cargo na administração municipal. “Os vereadores decidiram que não vão querer assumir nenhuma secretaria”, disse o parlamentar.
Os quatro vereadores do Solidariedade se reuniram na tarde de ontem com o chefe de gabinete do prefeito Luciano Cartaxo, Zennedy Bezerra, e anunciaram que continuam na bancada de situação. “Nós vereadores continuamos na base do prefeito, apoiando suas decisões”, disse João Almeida, que preside o diretório municipal do partido.
Comentários